Foi deflagrada nessa terça feira dia (27) em Guanambi, sudoeste da Bahia uma operação da Polícia Federal denominada (Lanzarote), operação que investiga supostos fraudes no projeto Glaucoma.
Segundo informações da (PF) são executados na operação um mandado de prisão preventiva contra o sócio administrador do (IOBA) Instituto Oftalmológico da Bahia e ainda mais cinco mandados de busca e apreensão, sendo eles executados em Guanambi e Brumado, também no estado de Sergipe atingindo Aracaju e Itabaiana.
A investigação é sobre o cadastramento e contratação de instituições que eram mantidas pelo Governo Federal para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma.
Segundo informações apuradas pelo Alerta Bahia, suspeita-se que os mutirões recebiam repasses do ministério da saúde em quantidade maior que as utilizadas no atendimento, e também constatação de falsos casos e de pacientes que eram instruídos a utilizarem colírios sem necessidade.
Diante de informações, a clínica que está sendo investigada recebeu entre os anos de 2013 e 2017 o valor de R$ 9.418.632,99 para custear os atendimentos a pacientes de 31 municípios, sendo maior parte da região de Guanambi.
O nome da operação e referente ao nome da ilha onde viveu o português José Saramago, escritor do livro “Ensaio sobre a cegueira”.
Post – 27/03/2018 – 09:58
Informações: Sudoeste Bahia/Polícia
Redação: Alerta Bahia
Edição: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Associação de Proteção às Mulheres, Idosos e Pela Igualdade Racial e Étnica – (APMIR) é criada em Carinhanha - 13/12/2024
- Indivíduo que vigiava plantio de maconha morre em confronto com a RONDESP-MO em Carinhanha - 13/12/2024
- Chuva forte com vento, granizo e com volume superior a 100mm atinge município de Cocos - 13/12/2024