Alerta Bahia
Destaque

Polêmica em Carinhanha: Vereadora Evânia cumpre ameaça do edital e convoca suplentes para eleição da câmara

Sessão sem quórum/ Foto: Alerta Bahia

Nesse sábado dia (05) de janeiro, algo exclusivo aconteceu na câmara de vereadores de Carinhanha, oeste da Bahia, com a ausência de alguns vereadores que não compareciam as sessões extraordinárias para eleição da nova mesa diretora, a vereadora Evânia de Jadinha, presidente do biênio 2017/2018 convocou dois suplentes para dar seguimento a eleição que já havia fracassado três vezes por falta de quórum.

De acordo Evânia, foram empossados os suplentes Antônio Carlos, que atualmente é o secretário de administração do governo municipal, e o suplente Edson do Marrequeiro, ambos votaram nos lugares dos vereadores Gilvan Crente e Marcelo Falcão.

Diante da grande novela que se transformou os trabalhos da Casa Legislativa nos últimos dois meses, nas redes sociais muitos munícipes já transparecem a decepção pelas manobras acontecidas na câmara.

“O certo seria uma chapa sem problemas. O certo seria vereadores com compromisso com o POVO. O certo seria eles priorizarem a sociedade, trabalharem em benefício dela pq foram eleitos pra isso. O certo seria eles respeitarem a lei, a justiça. Uma chapa onde o candidato está errado porque não pode se eleger. Uma chapa o de mesmo eleita no voto não assume porque a justiça impugnou, isso é um desrespeito”, comentou uma internauta nas redes sociais.

“O certo seria a justiça suspender as duas chapas, Já que a de Pí já se encontra nessa situação e Evânia regimentalmente não pode concorrer a reeleição” comentaram.

Entenda a confusão

Para a disputa da presidência da casa foram erguidas duas chapas, a chapa 1 encabeçada por Pí do Luana e a chapa 2 encabeçada por Evânia de Jadinha.

Porém, Adirlan protocolou a chapa 5 minutos após o horário determinado por um requerimento oral de um dos vereadores, e após alguns dias, membros da concorrente recorreram à justiça para indeferi-la pelo atraso e conseguiu, dias depois Pí recorreu e o mesmo juiz voltou a trás na decisão deferindo a chapa de Pí, que foi eleita por 5 votos favoráveis e duas abstenções em uma sessão extraordinária marcada pela própria Evânia, quando ainda estava dentro de seu mandato, dia 24 de dezembro.
Dias depois a chapa 2 conseguiu uma liminar derrubando novamente a chapa 1, onde diante da decisão que pendura até hoje, a chapa de Evânia ficou sendo única.

Da suspensão da chapa eleita até hoje Evânia já convocou três sessões para sua eleição, mas os vereadores alegando que a convocação da mesma é ilegítima não comparecem, e nesse sábado Evânia convocou dois suplentes para a votação, segundo o edital, outorgada no artigo 7°, parágrafo 8° do regimento interno.

Os vereadores da opositora dizem que Evania está cometendo um crime ao realizar essa manobra, já que seu mandato já venceu, e dizem que a mesma está querendo a qualquer custo ser reeleita presidente, mesmo sem votos.

“Isso que ela fez não existe no regimento, isso não é o que diz o artigo”, comentou um vereador.
Segundo Evania, está seguindo a decisão judicial.


Post – 05/01/2019 – 12:50

Notícia de Carinhanha/BA

 

Por: David Porto

 

Publicações Relacionadas

SAAE inaugura rede de 3 km que começa levar água tratada para famílias do Angico de Cima em Carinhanha

David Porto

Garoto de 10 anos do município de Serra do Ramalho é aprovado para a categoria de base do Palmeiras

David Porto

Ex-vereador Lioncio do Riachão adere ao grupo de Dr. Gimmy em Malhada

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies