Alerta Bahia
Bahia Destaque

Caso suspeito da varíola do macaco na Bahia é descartado pela SESAB 

secretaria de saúde do estado da bahia Sesab
Secretaria de saúde do estado da Bahia Sesab

Caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox, conhecida como varíola do macaco, que estava sendo investigado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia, foi descartado laboratorialmente.  

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (16) pelo laboratório de referência nacional. 

A suspeita foi em indivíduo residente na capital baiana que apresentou a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador. 

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. 

____________________________

Publicado em: 16/06/2022 – 19:24

Por: Bahia Notícias

Publicações Relacionadas

Melhor salto no rio São Francisco vira disputa entre Carinhanhenses e Malhadenses, veja vídeos que circulam…

David Porto

Vigilância Epidemiológica emite alerta sobre o sarampo em Vitória da Conquista

David Porto

Sobrinho do prefeito de Carinhanha é abordado com motocicleta clonada na sede do município

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies