Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

STF julgará nessa terça prisão domiciliar para detentas grávidas

Foto: Reprodução Notícias da Lapa

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na próxima terça-feira (20) de fevereiro um habeas corpus coletivo que busca garantir prisão domiciliar a todas as mulheres grávidas que cumprem prisão preventiva e às que são mães de crianças de até 12 anos. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 622 mulheres presas em todo o país estão grávidas ou amamentando.
A ação constitucional chegou ao STF em maio do ano passado e é relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski. O julgamento é motivado por um habeas corpus protocolado por um grupo de advogados militantes na área de direitos humanos, com apoio da Defensoria Pública da União (DPU).Lei prevê a substituição da prisão preventiva pela domiciliar para gestantes. As partes pedem que seja aplicada a todas as mulheres presas no país a regra prevista no Artigo 318, do Código de Processo Penal (CPP), que prevê a substituição da prisão preventiva pela domiciliar para gestantes ou mulheres com filhos de até 12 anos incompletos.
A Defensoria argumenta que o ambiente carcerário impede a proteção à criança que fica com a mãe no presídio. O órgão também destaca que algumas mulheres são mantidas algemadas até durante o parto.
De acordo com a DPU, na maioria dos casos, as mulheres são presas por tráfico de drogas e, após longo período no cárcere, acabam condenadas apenas a penas restritivas de direito.


 

Post – 19/02/2018 – 17:29

 

Por: Notícias da Lapa

Edição: David Porto

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Policia Militar prende homem com drogas na rua Democrata em Carinhanha

David Porto

Guarda municipal que atirou em homem na cidade de Carinhanha se apresenta a polícia

David Porto

Estudantes de Engenharia Agronômica do (IF Baiano) Visitam Margens do Rio São Francisco em Malhada

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies