Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Carinhanha: Depois de decisão da justiça dando reintegração de posse das terras para Calsete, assentados emite nota sobre situação; Leia na íntegra

Foto para ilustrar

Depois da decisão do poder Judiciário que deferiu uma liminar dando reintegração/manutenção das terras ocupadas/invadidas pelos assentados do Assentamento Morro do Jatobá, à empresa Calsete LTDA, na tarde dessa quinta-feira dia (23) de fevereiro, os representantes dos assentados encaminharam uma nota de informação social, falando sobre a situação expressando opinião à ação judiciária.

Veja abaixo a nota na íntegra

NOTA DE INFORMAÇÃO SOCIAL – 01/2023. 

Os representantes do Assentamento Morro do Jatobá, fundado nas margens da BR 030, em sentido de Carinhanha a Feira da Mata, nas terras da antiga Empresa Calsete, na zona rural do Município de Carinhanha- BA, vêm manifestar sobre as últimas noticiais publicadas nos meios de comunicações e nas redes sociais sobre a decisão provisória nos autos da Ação de Manutenção de Posse do Poder Judiciário local, sem oportunizar o contraditório e ampla defesa, assegurado na Constituição Federal de 1988. 

Inicialmente cabe informar a coletividade do Município de Carinhanha que as pessoas que ocupam as terras da antiga empresa Calsete são pessoas pacíficas, lutando pela reforma agraria e amparado por Lei. 

A decisão judicial divulgada ontem nas redes sociais não ajuda a resolver os problemas sociais vivenciados pelo povo há mais de 500 anos de injustiça social no Brasil, e de exploração de mão de obra barata pelos grandes Latifundiários e pelo Estado que explora o povo com carga tributária exorbitante sem retornar o resultado dos impostos com serviços públicos de qualidades. 

O povo local luta por àquilo de direito, previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Terra e na Lei da Reforma Agraria. A decisão interlocutória de manutenção de posse à empresa, sem contraditória e ampla defesa, sem audiência de justificação da liminar, sem produzir prova de posse pela empresa, sem conhecer a causa de fato pelos representantes da justiça, causa insegurança jurídica, e não vai desviar a luta dos acampados por terra e reforma agraria de terra improdutiva. 

O Poder Judiciário no Brasil em toda sua existência defende interesse dos banqueiros, dos grandes latifundiários, dos políticos, e de toda classe exploradora dos povos mais humildes e necessitados, em Carinhanha não seria diferente. 

Como dizia um autor desconhecido, muitos atribuem a frase a Rui Barbosa: 

“A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” 

Por fim, o povo é o verdadeiro dono do Poder, e suas decisões estão fundadas no poder existencial originário e constituinte, nenhuma decisão judicial substituirá o Poder que emana do povo.  A vontade do povo é quem prevalecerá para solução de quaisquer litígios da reforma agraria, em caso de decisão judicial injusta e esdrúxula será atacada por meio de recurso próprio disponível nos Tribunais. 

Carinhanha, Bahia, 24 de fevereiro de 2022. 

ASSENTAMENTO MORRO DO JATOBÁASSINADOS PELO DONO DA CAUSA. 

_________________________________

Publicado em: 24/02/2023 – 10:49

Da Redação

Publicações Relacionadas

Empresa Tony Bike e Motos realizará Desafio 50 Km+ entre ciclistas em Carinhanha

David Porto

Idoso é infectado pelo coronavírus em Iuiú e aguarda transferência

David Porto

HSC E CETEP realizam Semana da Enfermagem com uma série de Lives

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies