Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Quem é um dos líderes da ocupação das terras da Calsete em Carinhanha? Em reportagem investigativa o site Alerta Bahia pesquisa sobre Erisvaldo dos Santos

Depois da ocupação ocorrida na Fazenda Lagoa dos Portácios, conhecida como Fazenda da Calsete, pertencente a empresa Calsete Industria Comércio e Serviços LTDA, no dia (25) de janeiro de 2023, protagonizada pelos líderes Marcelo de Castro Falcão, Erisvaldo dos Santos (conhecido como “Eri”) e mais centenas de pessoas, foram abertas algumas discursões a respeito do ato, uma delas, é se o grupo alcançaria êxito, e outra, de ampla relevância, é sobre a real necessidade de cada um dos autores pelo almejado “pedaço de terra”.  

Após vários questionamentos da sociedade, o site Alerta Bahia buscou apurar sobre alguns deles, iniciando por um dos líderes da referida invasão, o senhor Erisvaldo dos Santos, que se intitulou durante entrevista de rádio como presidente da associação do grupo (Associação do Assentamento Morro do Jatobá).  

Erisvaldo/Foto reprodução WhatsApp

Erisvaldo nasceu em (07) de setembro de 1967, no município de Espinosa, interior do estado de Minas Gerais, pescador, e era casado, mas atualmente, depois de algumas agressões e ameaças de morte contra a ex-companheira, a senhora Maria de Lourdes, conforme a própria relatou ao site, tais crimes resultaram na separação e em uma medida protetiva que o impede de aproximar da mesma.  

Outra descoberta é que existe uma liminar onde a justiça está dando reintegração de posse de uma propriedade denominada Sítio Areia Branca, com área de 5,5 hectares ao líder da ocupação. Área essa que segundo o contrato de compra e venda, ele teria vendido para ela e depois adentrado na justiça para tomá-la.   

Em diligência pelo caso, a reportagem do Alerta Bahia encontrou um Cadastro Ambiental Rural – (CAR) de uma área de 5,5 hectares no nome de Eri, o que fez um dos nossos repórteres a visitar a referida propriedade do senhor Erisvaldo, e tanto pelo que foi visto, assim como por depoimento de vizinhos, a terra está sem uso, e no local não há rastros de cultivo, contendo apenas uma vegetação conhecida popularmente como “capoeira”.  

“Como que ele não cuida nem da terra que tem e está atras de terra da Calsete?”, questionou um vizinho quando foi perguntado se concordava com a participação de Erisvaldo, no ato de (25) de janeiro (a invasão).  

Durante a averiguação feita pelo site Alerta Bahia, foi descoberto que Eri vendeu uma propriedade para uma senhora e fez um documento de arrendamento, em vez de um contrato de compra e venda. Ainda a mesma compradora teve de recorrer à justiça para que ele lhe passasse o Imposto Territorial Rural – (ITR) da área.  

Outra observação feita pela reportagem é que a associação presidida pelo citado encaminhou uma nota à imprensa questionando a decisão judicial do magistrado da comarca local ao dar reintegração de posse da fazenda invadida para a empresa Calsete, porém, quando ele vendeu o sítio Areia Branca à sua esposa e depois entrou na justiça para tomá-lo o mesmo juiz deu uma liminar que o favoreceu.  

Em sequência da apuração, em pouco tempo de busca da reportagem por informações sobre o senhor Eri, foram encontrados indícios de que o presidente da associação dos assentados do Morro do Jatobá pode não ter a necessidade de solo para cultivar, já que tem seu sítio, e pelo que foi visto, não apresenta nenhuma produção agrícola. 

O site não localizou Erisvaldo até o fechar da matéria para comentar as situações.

__________________________________________

Publicado em: 21/03/2023 – 08:05

Matéria investigativa/Jornalista David Porto Registro: ME – 6322/BA

Da redação

Publicações Relacionadas

Morre aos 85 anos o fotografo e ex-vereador de Malhada, Canabrita

David Porto

Feira da Mata anuncia contratações para o réveillon 2019

David Porto

Comerciante é preso com motocicleta clonada na cidade de Carinhanha – Alerta Bahia

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies