Diante da contante queixa popular da demora com o atendimento na agência da Caixa Econômica Federal em Carinhanha, no oeste da Bahia, a reportagem do site Alerta Bahia e rádio Pontal FM buscou respostas sobre a motivação e também solução para o caso.
Na manhã dessa segunda-feira dia (03) de maio, o jornalista David Porto procurou o gerente geral da agência, o senhor Osvaldo Silva Cabral Júnior, para esclarecer o caso e discutir formas de solução para o problema que afeta munícipes de diversas localidades das regiões oeste e sudoeste do estado baiano. Haja vista que sempre é notada uma grande aglomeração de pessoas em espera na frente da agência. Faça sol ou faça chuva.
Questionado pelo site e pela rádio, informalmente o gerente respondeu quais os motivos das aglomerações, e a demora de atendimento. Segundo ele, a principal causa foi o aumento repentino dos atendimentos aos beneficiários do programa social “Pé de Meia”.
Boa parte dos estudantes da região tiveram direito a esse benefício, e boa parte desses estudantes, em média 90%, são menores de 18 anos, o que faz necessário a presença do pai ou responsável pelo adolescente, pois um menor de idade não pode movimentar uma conta, sem a autorização do responsável. Sendo assim, quando o Governo Federal lançou o programa, foi necessário abrir conta para todos esses estudantes, e como necessitava a presença física do aluno e do responsável, automaticamente gerava um fluxo muito grande de atendimento para a equipe da agência, que hoje conta com 8 atendentes. Sendo assim, o número amplo de pessoas para esse tipo de demanda, e somando às outras demandas dos clientes, gerava a ampla aglomeração de pessoas na fila, tanto do lado interno, quanto do lado externo da agência.
Ainda foi esclarecido que normalmente a estrutura de uma agência é programada para o público da cidade, e nessa situação a Caixa estava recebendo o fluxo pessoal dos municípios próximos, e ainda do norte de Minas Gerais, o que sobrecarregou o atendimento.
A agência também informou que cada atendimento, nessa demanda do Pé de Meia, faz necessário dois cadastros, sendo o do cliente, neste caso o aluno menor, e o do pai ou responsável, o que alimentava a extensão da fila.
O atendimento da agência conforme regulação do Banco Central é de início às 10h00min e final às 15h00min, só que nesse período, segundo o gerente, foi antecipando para 08h30min, ou 09h00min. Isto para auxiliar na solução do problema, e para ajudar, até mesmo, o público preferencial, como: idosos, gestantes, pessoas especiais ou pessoas com crianças de colo, etc.
“O nosso maior problema quanto a isso foi a grande quantidade de pessoas que chegaram de repente, mas agora já começou reduzir”, relatou Osvaldo.
O gerente também disse que a agência da Caixa Econômica Federal de Carinhanha foi uma das que mais atendeu o público “Pé de Meia” na região.
Portanto, foi esclarecido que a aglomeração está diminuindo e que a tendência é que normalize em pouco tempo.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia/
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
__________________________________________
Publicado em 04/06/2024 – 11:50
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Indivíduo foragido da justiça por tentativa de homicídio morre em confronto com a RONDESP e 38ª CIPM em Carinhanha - 17/03/2025
- Empresário morre em acidente de carro na zona rural de Riacho de Santana - 17/03/2025
- Morre malhadense Dj Macaully após infarto em Goiânia, quando se preparava para competição de fisiculturismo - 17/03/2025