Alerta Bahia
Destaque Feira da Mata

Retrocesso para os professores: Prefeito de Feira da Mata encaminha projeto de reajuste do piso salarial em período de recesso da câmara e não pretende pagar valor estabelecido pelo MEC

Projeto de lei levado à câmara/Foto reprodução

Depois que a câmara de vereadores entrou em recesso, o prefeito de Feira da Mata, Valmir Rodrigues, que vem desde setembro do ano passado sendo pressionado pela categoria dos professores por reajuste justo do piso, encaminhou projeto de lei para o reajuste do pagamento da categoria em 2023.

 Além de esperar a casa legislativa entrar em recesso para encaminhar o projeto, o gestor, assim como fez ano passado, não pretende pagar o valor estabelecido pela lei para o corrente ano, que é de 14,95%.

No ano passado (2022) Feira da Mata foi destaque na mídia diante de ferrenhas greves de servidores por conta do reajuste de piso, e mesmo com tanto protesto, a lei pedia reajuste de 33,24% e o gestor concedeu apenas 10,16%, o que resultou em processos que até hoje tramitam na justiça. Já neste ano, quando é estabelecido reajuste de 14,95%, o prefeito Valmir pretende conceder somente 8,25% de reajuste para os professores, além de propor mudar redação de artigos do plano de carreira dos profissionais causando grande prejuízo para classe, situação que está deixando a categoria indignada, e chamando a situação de “grande retrocesso”.

Já para os professores em início de carreira que não recebam o valor do piso nacional, segundo o projeto de Lei N° 15, encaminhado pelo prefeito no dia 29 de junho, em parágrafo único, ele propõe um salário base  no valor de R$ 2.210,27, para a jornada de trabalho de 20 horas semanais, e de R$ 4.420,55, para a jornada de trabalho de 40 horas semanais, nos termos do anexo II desta Lei.”

Em conversa com a reportagem do site Alerta Bahia, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos municipais, Keeylle Mabbyan Silva Santos, disse que seguem na luta pela não aprovação da lei neste percentual ofertado pelo executivo, e que se caso ocorra, o assunto também irá parar no judiciário.

O Alerta Bahia contatou o presidente do legislativo municipal para saber da previsão de votação do projeto, mas até o fechar da matéria não houve resposta.

___________________________________________

Publicado em: 10/07/2023 – 21:55

Da redação

Publicações Relacionadas

Delegado é morto a tiros por policiais militares em Itabuna

David Porto

Falta 1 ano para as Eleições 2022: confira as mudanças na legislação

David Porto

Prefeitura inicia a drenagem da água da Lagoa da Sudene em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies