Alerta Bahia
Bahia Brasil Destaque Oeste

Operação de grande porte contra quadrilha do comércio ilegal de armas de fogo deixa 02 mortos e 04 presos em Ibotirama na Bahia e cidades do estado de Sergipe

Resistentes mortos, armas apreendidas e um dos locais da ação/Foto SSP-SE

Uma operação policial de grande porte realizada na cidade de Ibotirama (BA) e em cidades do estado de Sergipe, vem chamando atenção em ambos os estados. Uma quadrilha responsável por comercialização ilegal de arma de fogo, a qual tinha envolvimento de policias e políticos, já matou dois e prendeu 04 pessoas até o momento.

Segundo apurou o site Alerta Bahia, dois homens morreram em confronto com policiais civis e militares na ação deflagrada nos dois estados, com amplo fluxo em Ibotirama no oeste da Bahia.

A operação denominada “Underground”, que significa (submundo do crime), ocorreu nessa quinta-feira dia 11 de maio e tenta derrubar um amplo esquema de comercialização ilegal de armas de fogo, munições e acessórios.

Além dos mortos, a Underground prendeu quatro investigados e apreenderam 14 armas de fogo.

Conforme revelado pela SSP-SE – (Secretaria de Segurança Pública de Sergipe), policiais e políticos estão entre os investigados.

A ação policial já alcançou até agora: Aracaju, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Canindé de São Francisco, Areia Branca e Neópolis, no estado de Sergipe,  e Ibotirama, na Bahia.

A SSP informou que as investigações se iniciaram em agosto do ano passado, quando policiais civis prenderam em flagrante um homem investigado por tráfico de drogas e homicídio. Foi identificado que ele operava um esquema criminoso comercializando ilegalmente e em larga escala armas de fogo, munições e acessórios. O grupo tinha forte atuação em Sergipe, Alagoas e Bahia, além de outros estados.

Em Ibotirama, durante cumprimento de mandado em uma residência do bairro Morada Real, um indivíduo identificado por Wilton Nogueira atirou contra os policiais e foi atingido, porém após socorrido e levado ao Hospital Regional do Velho Chico, ele morreu.

Foi informado à imprensa que os dois homens que morreram em confronto, em Itabaiana e na Bahia, eram pai e filho, Wilton Nogueira, conhecido como “Boy de Itabaiana” e Gustavo Nogueira, que morreu no município serrano, no Loteamento Santa Mônica.

Conforme a apuração policial, o grupo fazia uso de armamento de grosso calibre, associado a servidores públicos, inclusive policiais e políticos, com o objetivo de praticar crimes e garantir a impunidade, com a utilização de informações privilegiadas para obter lucro e poder criminoso.

Segundo a investigação, os anúncios e comercialização dos materiais bélicos se davam, principalmente, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, com negociações de preços e envio de comprovantes de depósitos das transações.

Ainda de acordo com a apuração policial, um dos investigados chegou a movimentar para a organização criminosa cerca de R$ 150 mil comercializando cerca de 23 armas de fogo. Há indícios de que os investigados atraiam pessoas para adquirir legalmente armas de fogo e munições, as quais eram vendidas de maneira ilícita.

Participaram da operação equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Departamento de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e Depatri de Itabaiana e Estância, Delegacia Regional de Lagarto, Delegacia Regional de Glória, Delegacias de Ribeirópolis, Canindé e Moita Bonita, Batalhão de Caatinga (BPCaatinga), Comando de Operações Especiais (COE/BA), Departamento do Sistema Prisional (Desipe), Grupo de Operações Penitenciárias (Gope).

_________________________________________

Publicado em: 12/05/2023 – 07:50

Da redação

Publicações Relacionadas

Alerta Bahia: Morre a mãe de Ex-prefeito de Feira da Mata

David Porto

Rafa Enfermeiro é eleito presidente da câmara de Malhada

David Porto

Epidemia de dengue estoura no DF e preocupa autoridades; governo decreta situação de emergência e pedirá ajuda ao exército

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies