Reconhecendo irregularidades, justiça manda tirar de circulação a pesquisa da Opinião Pesquisa que colocou candidata do PT em Primeiro Lugar no pleito eleitoral 2024 em Carinhanha

O Tribunal Regional Eleitoral – (TRE), através do juiz eleitoral da comarca de Carinhanha, no oeste do estado, deferiu um pedido de impugnação contra a pesquisa eleitoral registrada recentemente pela empresa Opinião Pesquisas Ltda, sob o número BA-06242/2024.

nesta quarta-feira dia (14) de agosto, a , sobre o cenário eleitoral. 

A decisão do magistrado foi publicada nesta quarta-feira dia (14) de agosto, em acolhimento a uma ação do Partido União Brasil, que integra a coligação do candidato Léo do Luana (AVANTE), e determina a suspensão da divulgação da referida pesquisa eleitoral, a qual foi divulgada no final do mês passado. 

A decisão da justiça foi tomada após a identificação de irregularidades na pesquisa, que não estava em conformidade com a legislação eleitoral. 

Segundo a representação, a pesquisa, que circulou amplamente em redes sociais e sites locais, gerou desconfiança na população devido inconsistências nos dados demográficos e na forma como as perguntas foram elaboradas. A ordem dos nomes dos pré-candidatos no questionário sugeria uma influência indevida, com o nome “Chica” aparecendo sempre em primeiro lugar. 

Além de proibir a divulgação da pesquisa, a justiça estipulou uma multa diária de R$ 5.000,00 para a empresa caso a decisão não seja respeitada. A medida foi reforçada pelo entendimento do Ministério Público Eleitoral, que destacou a falta de comprovação de recursos da empresa para a realização da pesquisa. 

A decisão do juiz eleitoral Dr. Arthur Antunes tem o intuito importante de garantir um processo eleitoral justo e transparente em Carinhanha. 

___________________________________________

Publicado em: 14/08/2024 – 19:04

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim