Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Prefeitos de Carinhanha, Malhada, Iuiu e Feira da Mata assinam Protocolo para criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos na região e visam usina que resolve problema dos lixões

Nesta terça-feira dia (26) de março, um passo importante foi dado no enfrentamento do problema existente na destinação final do lixo urbano em munícipios do oeste e sudeste baiano. Os gestores dos municípios de Carinhanha (Chica do PT), Iuiu (Reinalldo Góes), Feira da Mata (Valmir Rodrigue) e Malhada (Gimmy Ramos), assinaram o Protocolo de Intenções para implantação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos e encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 007/2024, que visa regulamentar o Consórcio, denominado Cidade Limpa Lixo Zero.

O Consórcio será composto pelos municípios citados, representando uma união de esforços para enfrentar essa questão que afeta diretamente a qualidade de vida da população e o meio ambiente.

O Projeto de Lei 007/2024 tem como objetivo regulamentar o consórcio e a construção de uma usina de tratamento de resíduos sólidos urbanos, proporcionando uma destinação ambientalmente adequada e economicamente produtiva para o lixo produzido na região.

Além disso, o Consórcio visa promover o desenvolvimento regional sustentável, buscando a geração de emprego e renda, o estímulo ao associativismo e ao cooperativismo, e a colaboração institucional mútua. “Buscamos uma solução que não seja aterro sanitário, mas uma política que envolva reciclagem, matéria prima e geração de oportunidade. Essa iniciativa mostra nosso cuidado com o meio ambiente, com o povo e com a economia da região”, explicou a prefeita de Carinhanha Chica do PT.

A assinatura do Protocolo de Intenções é um marco significativo no enfrentamento do problema que é o lixão a céu aberto.

________________________________________

Publicado em: 26/03/2024 – 18:18

Da Redação

Publicações Relacionadas

Município de Iuiu zera os casos ativos do novo coronavírus; veja o boletim epidemiológico

David Porto

Comerciante que estava desaparecido em Malhada é localizado pela família

David Porto

Homem sofre infarto e morre enquanto andava de moto com a esposa no centro de Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies