Alerta Bahia
Carinhanha Destaque Malhada

Juiz eleitoral da comarca de Carinhanha concede entrevista e fala sobre práticas proibidas e permitidas para essas eleições

Eldsamir/Foto: Reprodução

O juiz eleitoral da comarca de Carinhanha, Dr. Eldsamir da Silva Mascarenhas concedeu entrevista à rádio Pontal FM de Carinhanha, oeste da Bahia e nela foi esclarecido alguns pontos importantes relativo ao que pode e não pode quanto a campanha eleitoral dos candidatos nesse pleito de 15 de novembro. 

Dúvidas quanto a votação, quanto aos gastos, compra de votos, propaganda eleitoral e também sobre os eventos foram esclarecidas, pois existem mudanças, haja vista que estamos meio a uma pandemia muito perigosa.

Um dos fatores polêmicos tratados pelo juiz, nessa quinta-feira dia 24 de setembro foi a parte da “compra de votos” e também sobre os eventos a serem realizados após dia (27) de setembro, pois não se pode desobedecer às normas estabelecidas pelas entidades sanitárias. 

Quanto a compra de votos, foi esclarecido pelo magistrado que hoje já existem uma facilidade muito grande para que o candidato seja flagrado e denunciado, principalmente com o uso corriqueiro do celular e internet, pois o ato pode ser facilmente registrado com uma câmera. 

Quanto aos eventos, uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabeleceu que é proibido realizar eventos com mais de 100 pessoas, por conta da aglomeração, entretanto foi claro que será permitida a carreata e passeata, dentro do prazo de 29/09 a 13/11. 

Sobre o horário de votação foi também comentada a adequação realizada pelo TSE, pois o período de votação ganhou uma hora, sendo que antes começava a votação as 08h00min e fechava as 17h00min, mas nesse pleito os eleitores poderão iniciar as 07h00min e finalizar as 17h00min, sendo também que os idosos e pessoas reconhecidas como do grupo de risco pelo coronavírus terão preferência para votarem primeiro, das 07h00min às 10h00min. 

Quanto aos gastos é um assunto extenso, pois existem vários municípios a serem observados, cada um tem seu valor estabelecido por quantidade de eleitor, sendo assim o site Alerta Bahia divulgará essas informações quanto aos assunto em uma outra matéria futura, em breve!

 Após o dia (26) de setembro, período que se encerra os registros das candidaturas terão mudanças em algumas normas, e nesse período também será divulgado ao público com até mais clareza sobre o que serão atos lícitos e ilícitos. 

______________________________________________

Post – 24/09/2020 – 08:49

Da Redação

Publicações Relacionadas

Sobe para 14 o número de casos confirmados do coronavírus em Carinhanha

David Porto

Vídeo que repercutiu nas redes sociais de meninas brigando na escola e causou morte de uma delas é Fake News

David Porto

Grupo ‘Amigos da Bike’ e Tony Bike de Carinhanha realizam doações de cestas e bicicletas para necessitados

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies