Alerta Bahia
Destaque Regional Sudoeste

Bahia Mineração perde direito de explorar mina de manganês em Caetité

A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu à Zeus Mineração Ltda os direitos de exploração do minério manganês, em uma área de 970 hectares, em Caetité, a 100 km de Brumado.

A Bahia Mineração (Bamin) havia sido escolhida no processo inciado em 2011 e concluído em 2015, mas, após análise do recurso da concorrente quase cinco anos depois, a ANM decidiu alterar o resultado do procedimento.

O processo de concessão está sob a mira da Operação Terra de Ninguém, deflagrada pela Polícia Federal no início de 2019. De acordo com a Agência Sertão, a Zeus Mineração questionou diversos pontos da avaliação realizada pela Superintendência Regional do extinto DNPM (atual ANM), após ficar em segundo lugar no processo. Na reavaliação realizada pela ANM em Brasília, a Zeus conseguiu aumentar a sua pontuação e superar a Bamin nos critérios estabelecidos para exploração do manganês no local.

Nesta semana, a Diretoria Colegiada da ANM referendou a decisão e ainda citou o ofício no qual a PF destaca a existência de “fortes indícios de ocorrência de atos ilícitos para beneficiar empresa classificada em primeiro lugar”, com base em investigações da “Terra de Ninguém” contra servidores da ANM no Estado.

O órgão entendeu que a Zeus apresentou projeto mais consistente do ponto de vista técnico e socioeconômico.

__________________________________________________________________________________________

Post – 18/01/2020 – 08:47

Fonte: Achei Sudoeste

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Distrito de Ramalho: Cidim Aroeira participa de atividades em homenagem aos pais

David Porto

Presidente eleito do consórcio de saúde Alto Sertão, Reinaldo Góes termina visitas aos 22 municípios

David Porto

Malhada: Segundo incêndio ganha pastos e matas na comunidade de Pau D’Arco causando grandes prejuízos

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies