
O processo que resultou na cassação dos mandatos da vereadora Lília da Cerâmica e do vereador Marco Cézar, ambos do Partido Progressistas (PP) de Sítio do Mato, ganha um novo desdobramento no cenário político local. A Câmara Municipal informou à reportagem do site Alerta Bahia que já adotou as providências regimentais para o cumprimento da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que rejeitou o recurso da defesa e declarou extintos os mandatos dos parlamentares em decorrência de fraude à cota de gênero.
Em resposta aos questionamentos da nossa equipe de jornalismo, a Casa Legislativa confirmou que os suplentes já foram oficialmente convocados para assumirem as cadeiras. A cerimônia de posse ocorrerá durante a próxima sessão da Câmara, marcada para esta sexta-feira, dia 11 de setembro.
Os nomes confirmados pela diretoria da Câmara para assumir os mandatos no legislativo municipal são Jairo Costa de Andrade e Pedro José dos Santos Filho. Eles ocuparão as vagas deixadas por Lília e Marco Cézar na reta final desta legislatura.
Como noticiado anteriormente, a punição de toda a chapa ocorreu devido à candidatura de fachada de Amélia Ferreira Magalhães, que obteve apenas dois votos nas últimas eleições e foi declarada inelegível por oito anos. Nesta semana, a vereadora Lília da Cerâmica se pronunciou publicamente sobre o caso, classificando a decisão como injusta por retirar o mandato de uma mulher democraticamente eleita devido a um erro estrutural do partido, sobre o qual ela afirma não ter controle.
A defesa da parlamentar continuará recorrendo do processo em última instância no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Siga nosso Instagram:
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Entre em nosso canal no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_________________________________________
Publicado em: 10/09/2026 – 11:46
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Carinhanha: Justiça reconhece prescrição e determina soltura do empresário “Marcelo da Bom Forno” - 28/10/2026
- Vereador Cristiano aciona Ministério Público contra descaso da Coelba em Feira da Mata e convoca população - 28/10/2026
- Governo projeta controle de gastos, mas deixa R$ 34 bilhões em promessas fora do orçamento - 28/10/2026







