Vigilância Epidemiológica encontra larva do mosquito Aedes Albopictus na cidade de Carinhanha e alerta moradores para cuidados

Compartilhe >>

Aedes Albopictus/Foto reprodução

 O município de Carinhanha, no oeste da Bahia, através da vigilância epidemiológica, emitiu um alerta aos carinhanhenses, na última segunda-feira (10/02), informando que a equipe de agente de endemias localizou a larva do mosquito Aedes Albopictus, um transmissor da Febre Amarela, na sede do município. 

A informação chega no momento em que a equipe endurece a luta contra o também perigoso Aedes Aegypti, principal causador da dengue, chicungunha e Zica. 

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica, Adriana Mendes, a larva do Albopictus foi encontrada no bairro Sudene, e que o momento demonstra necessidade de uma importante e necessária ajuda da própria população no combate a esses dois mosquitos, pois sem o trabalho dos moradores de fazerem a limpeza de seus quintais e de impedir que fique água parada nas propriedades, a luta será muito difícil ara o poder público. 

Aedes albopictus é conhecido também como mosquito-tigre-asiático, primo do Aedes Aegypti, se encontra em ambientes silvestres, onde há pouca concentração humana e muita cobertura vegetal, porém, está começando a se adaptar a ambientes urbanos.  

De acordo com a professora de medicina veterinária do Centro Universitário de Brasília (Ceub), Rafaela Albuquerque, é possível diferenciá-los, primeiramente, pelo padrão das cores. Ambos são de cor preta, com pintas brancas, porém, o desenho formado pelo tracejado na cabeça e no tórax do Aedes aegypti é o de uma lira, enquanto no Aedes Albopictus há uma listra na cabeça que desce até o tórax. Essa diferença é notável ao olho nu, sem necessidade de aparelhos especiais.

____________________________________________

Publicado em: 12/02/2025 – 06:39

Da Redação 

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim