Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Vereadores de Carinhanha protocolam no MP ação contra o prefeito e um servidor por estátua quebrada na prefeitura; veja o caso

Estátua quebrada/foto reprodução Facebook

Cinco vereadores do município de Carinhanha, oeste da Bahia, sendo eles, Whoshington Alves (PT); Renaldo do Frota (PROS); Marcelo Falcão (PTN); Ronaldo Cassiano (PT) e Edivaldo Melo do (PC do B) entraram com uma representação ao Ministério Público contra o atual prefeito, Geraldo Pereira Costa (Piau) e contra o senhor Luciano, conhecido como (Filho de Piau), pelos danos causados a Estátua do Pescador, onde segundo o texto, se trata de um dos mais importantes bens culturais do acervo cultural e patrimonial do município.

A ação dos parlamentares se baseia no artigo 23 da constituição, que diz ser competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público; proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos e impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural.

Veja a baixo no documento

A obra de arte foi esculpida pelo artista Jota Vieira na gestão da ex-prefeita Chica do PT, e fica logo na estrada do prédio da prefeitura (sede).

Veja nos documentos a baixo o que argumentam os vereadores.

Além do documento escrito, os edis também apresentaram ao promotor de justiça os vídeos que foram feitos no momento da manifestação, e também o que foi vinculado nas redes sociais por servidores, o qual trazia a narração de Luciano acusando os manifestantes de terem cometido o crime.

No entendimento dos parlamentares, o próprio servidor apelidado de Filho de Piau que teria quebrado a estátua para incriminar os manifestantes, porém fez a ação muito mal planejada e indícios mostram contradições.

O documento também relata o seguinte.

A filmagem realizada por Luciano conhecido como Luciano filho de Piau mostra nitidamente duas pedras paralelepípedo sobre uma parede baixa, como também mostra a porta da saída principal da prefeitura fechada.

Percebe-se que o senhor Luciano está bastante cansado no momento da filmagem e enten demos que pelo fato do senhor Luciano, que aparece no vídeo de camisa polo com listras amarelas e azuis se comportando agressivo nervoso e com bastante ódio dos manifestantes, como se ver no vídeo de anexo 2, supomos que o próprio cometeu o vandalismo de quebrar a estátua e tenta colocar culpa nos manifestantes, que quando se retiraram deixaram tudo do mesmo jeito, e na presença da Polícia Militar e Guarda Municipal.

 Na filmagem mostra duas pedras grandes usadas provavelmente para quebrar a estátua, e ele está muito ofegante, pois tinha acabado de danificar a estátua e ainda não tinha descansado.

A porta da prefeitura está fechada no momento do vídeo isso para que ninguém testemunhasse o momento de vandalismo do senhor Luciano”, diz o documento direcionado ao MP.

O Alerta Bahia questionou ao vereador e advogado Woshington Alves, também um dos autores da representação, o porque a ação também é direcionada ao gestor, o senhor Piau, já que nos vídeos ou em áudios o mesmo não aparece como ajudante do ato.

Segundo o vereador, o prefeito é responsável pelo município, e qualquer prejuízo pode ser direcionado para ele. e exemplificou, que caso não soubesse quem teria sido o autor do vandalismo, a representação seria direcionado exclusivamente para o prefeito, e ele tomaria as providencias.

Tentamos falar com o prefeito através de telefone para saber seu posicionamento sobre o assunto, porém não obtivemos êxito.

Em contato com Luciano, ele confirmou que gravou o vídeo mostrando a Estátua do Pescador danificada, mas nega a autoria do vandalismo. Ao site ele alegou que no dia estava trabalhando entregando materiais para setores da gestão, e como tem a função de dormir no prédio da prefeitura para vigia-la, adentrou no prédio naquela tarde, e ao chegar que deparou com o crime.

___________________________________________________________________________________________

Post – 18/06/2019 – 18:36

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Dr. Wallysson Viana recebe apoio do deputado Charles Fernandes e solicita emendas que trarão recursos para o município de Carinhanha

David Porto

Atualização: Acidente na BA-161 em Serra do Ramalho mata mãe, criança de dois anos e deixa pai e irmãos em estado grave

David Porto

Motocicleta é furtada na rua Democrata em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies