Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Vereadores aprovam projeto de lei que aumenta 2% da tarifa de iluminação pública no município de Carinhanha

O executivo da cidade de Carinhanha no sudoeste da Bahia, encaminhou a câmara de vereadores nesta segunda-feira dia 04 de dezembro, o projeto de lei nº 23, de 27 de novembro de 2017 que aumenta de 2 a 4% a taxa de iluminação pública (CIP) do município.

A justificativa do gestor, é que a lei que criou a (CIP) Custeio do serviço de Iluminação Pública em Carinhanha é de 2003 e nos termos do artigo 149-A, da constituição federal, a lei visa cobrir os gastos que o município tem anualmente com o custeio do consumo de energia destinado a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo praças, jardins, monumentos, de instalação e manutenção, melhoramento, expansão e administração dos serviços e da rede de iluminação pública do município. O projeto também diz que os valores recolhidos pela CIP são inferiores que o gasto com a iluminação pública. E relatou que recebeu recentemente uma fatura da COELBA no valor de 190.000,00, devido a falta de recursos foi obrigado a parcelar a dívida em 19 meses.

O projeto de lei, em justificativa diz que o valor médio da Cobrança paga pelo pequeno consumidor, ou seja, quem consome de 0 a 30 kwh, que corresponde por 1.886 casas residenciais pagará R$ 1,25 de CIP,  e afirmando que a medida atingirá apenas aqueles que consomem acima de 61 kwh.

Veja a tabela

Foto: tabela Alerta Bahia

Vereadores da oposição, como o vereador Ronaldo Cassiano do PT, disse em discussão não votar favorável a medida, e que o acréscimo não resolveria o problema da gestão e sim um tributo a mais pro cidadão.

Após muito discutir, foi acordado pelos edis que se o secretário de infraestrutura, o senhor Jason Pereira Magalhães (Boia), encaminhasse um termo se comprometendo a repor as lâmpadas do município e emitisse publicamente na casa, votariam favorável a solicitação da situação, a proposta foi aceita pelos demais vereadores e a votação foi adiada para o dia seguinte.

Secretário de infraestrutura envia termo solicitado pela oposição

Na sessão do dia 05 de novembro, o secretário Boia enviou um termo a casa legislativa se comprometendo que até o mês de janeiro do ano de 2017, concluiria o serviço de iluminação em todas as comunidades do município.

Veja o termo

Foto: Alerta Bahia

A pós o termo assinado e emitido a casa legislativa, a presidente Evania reinstalou a votação do projeto que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presente, tendo o voto dos vereadores: João Cordeiro, Gilvan Crente, Marcelo Falcão,Valdir Moreira, Ronaldo Cassiano, Woshington Alves e Jasir Moreira.

Votaram pelo Projeto

 

Os vereadores Edivaldo Melo, Adirlan Soares e Renaldo do Frota não compareceram a sessão.

 

Post – 05/12/2017 – 23: 42

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

(06) obras do governo federal deixadas pela gestão anterior estão com ação de improbidade em Malhada diz secretário

David Porto

Polícia Civil da região divulga canal de denuncia anônima via WhatsApp

David Porto

Jovem de Iuiu fratura fêmur após acidente em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies