Alerta Bahia
Destaque

Veja a situação: Moradores denunciam crime ambiental na Gruta da Boca da Lapa em Feira da Mata

Peixes mortos/ Foto; Enviadas ao Alerta Bahia

Nessa quarta-feira dia (04) de julho chegou até a reportagem do site Alerta Bahia a informação de que existia uma denuncia de contaminação criminosa na conhecida Gruta da Boca da Lapa, nascente do Riacho do Ramalho, no município de Feira da Mata, oeste da Bahia.

Aproximadamente 300 peixes foram encontrados mortos, até surgiram comentários da água está apresentando uma cor esverdeada, desconfiando de contaminação.

Diante do problema entramos em contato com Weliton Rodrigo Firmo, secretário de meio ambiente do município e segundo ele, também foi informado da situação, se conduzindo imediatamente para coletar amostra da água, ao chegar ao local junto com sua equipe notaram que não se tratava de contaminação, e sim de outro tipo de crime ambiental.

Ao lado do córrego onde algumas pessoas estiveram no dia do ocorrido foi encontrado restos de fogos, dando a deduzir que usaram bomba caseira para pescar.

A bomba ela é confeccionada com pólvora de fogos e outros ingredientes, como garrafa pet, areia e estopim, quando explode no fundo da água mata os peixes que estão em determinado alcance, uns morre na hora outros podem demorar algum tempo.

Peixes mortos/ Foto; Enviadas ao Alerta Bahia

Outro detalhe que na suposição de Firmo, distancia a hipótese de contaminação, outros peixes, adultos e alevinos continuam vivos e saudáveis no mesmo riacho, caso a água estivesse impropria, se não tivessem todos morrido estariam pelo menos doentes.

Quanto à cor esverdeada da água é por conta de algas denominadas de lodo, durante esse período em que a correnteza vai enfraquecendo elas vão aparecendo.

De acordo com pessoas que residem próximo do local, no dia (22) de junho por volta de 00h00min foi ouvido uma explosão na direção do córrego, reforçando ainda mais a suspeita.

A prefeitura de Feira da Mata através da secretaria acima citada pretende registrar um boletim de ocorrência para ser entregue ao (INEMA) – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia.

Peixes mortos/ Foto; Enviadas ao Alerta Bahia

 

Post – 06/07/2018 – 08:28

Notícia de Feira da Mata/BA

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Motociclista morre em acidente no cais em Bom Jesus da Lapa

David Porto

Bombeiros encontram corpo quase intacto 5 meses após tragédia de Brumadinho

David Porto

Veja vídeos: Apoiadores de Jair Bolsonaro realizam carreata em Carinhanha e Malhada

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: