Alerta Bahia
Regional

Rio São Francisco recebe cerca de 37 mil alevinos de espécie nativa durante celebração de Bom Jesus dos Navegantes na Lapa (BA)

Foto:Reprodução

Cerca de 37 mil alevinos de espécies nativas foram inseridos pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos no rio São Francisco na comunidade Barrinha, na zona rural de Bom Jesus da Lapa (BA), durante as comemorações de Bom Jesus dos Navegantes no último domingo (10) de janeiro

O peixamento repovoou o rio com as espécies piau verdadeiro e curimatã numa ação de revitalização da bacia hidrográfica também realizada na mesma celebração em janeiro de 2020.

De acordo com informações da Codevaf, os alevinos de piau verdadeiro e curimatã foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique (2ª/CIX), centro tecnológico e científico da Companhia que atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros com vistas à revitalização da ictiofauna da bacia do rio São Francisco e ao apoio a piscicultores e pescadores.

Segundo o Padre Nilson Claudino, esse o segundo ano em que a paróquia faz uma parceria com a Codevasf para realização do peixamento como parte da programação das celebrações de Bom Jesus dos Navegantes. “Hoje, celebrando a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, a Igreja Católica em parceria com a Codevasf vem trazer ao rio São Francisco o alimento para muitos que dependem dessas águas para sobreviverem, uma parceria que vem desde 2020.

A Marinha do Brasil esteve representada no peixamento pelo oficial André Luiz, que representou o comandante da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

De acordo com informações da Gerência Regional de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, no próximo ano, a Companhia deverá ampliar a quantidade de alevinos utilizados no peixamento com a disponibilização de cerca de 100 mil alevinos de piau verdadeiro, curimatã e pacamã, a serem produzidos pela empresa no Centro de Xique-Xique.

Em função da pandemia de covid-19, a Companhia adotou todos os procedimentos sanitários de segurança, não havendo aglomerações.

____________________________________________________________________________________

Post – 14/01/2021 – 15:27

Da Redação.

Publicações Relacionadas

MP denuncia Ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes por doações irregulares de bens públicos

David Porto

Carreta carregada de vacas leiteiras tomba em Guanambi e resulta em um morto e outro ferido; carga seguia…

David Porto

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) empossa nova diretora geral

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies