Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

refeitura de Guanambi recebe o projeto da Adutora do Poço do dinheiro Magro, que beneficiará mais de 600 famílias da zona rural

Foto: ASCOM

O prefeito Jairo Magalhães reuniu na manhã desta sexta-feira (6) no seu gabinete, na sede da Prefeitura Municipal de Guanambi, um grupo de lideranças e o engenheiro Carlos Roberto da empresa EMPLAC, para o ato de entrega ao município do Projeto Executivo da Adutora do Poço do Magro, que prevê levar água da barragem para mais de 620 famílias do baixio. Para o prefeito Jairo Magalhães o município está diante de um grande projeto e de um grande desafio que é conseguir os recursos para concretizá-lo, mas que a segurança de um estudo bem feito, a sua importância social e a força política de Guanambi, dão a certeza de que em breve se transformará em realidade.
“Nossa luta é para dar aos produtores dessa região que compreende 12 comunidades, mais de 600 famílias, o acesso à água para uma vida melhor”, disse o gestor.
Presentes ao ato, a Deputada Ivana Bastos os ex-prefeito Charles Fernandes, técnicos da Emplac, o agricultor Oscar Araújo (um dos mentores do projeto), o Secretário Municipal de Agricultura Lelé, outros secretários, o vereador Zaqueu Rodrigues representando a Câmara Municipal, demais vereadores e outras lideranças.
O projeto
O engenheiro Carlos Roberto falou inicialmente apresentando as especificações técnicas do projeto e enaltecendo a sua importância para prover o acesso á água nas propriedades rurais e dinheiro promover o incremento da agricultura familiar.
Carlos explicou que adutora se comporá de três conjuntos de bombas submersas de capitação que irão aduzir a água para um conjunto de caixas instaladas no alto do Morro Pelado, e de lá será distribuída para uma malha de tubulação com 45 quilômetros de extensão, espalhada por 12 comunidades.
Cada consumidor receberá mil litros de água por hora e poderá irrigar até meia hectare, totalizando 310 hectares; todo projeto consumirá apenas 3 milhões de metros cúbicos de água por ano, o que representa apenas 7% do volume acumulado na barragem do Poço do Magro. O projeto executivo custou aos cofres municipais R$125.296,70 e o valor previsto para execução das obras físicas é R$13.724.664,19.
O agricultor Oscar Araújo fez um histórico do projeto que começou a ser pensado no ano de 2007, destacando a participação e os esforços da deputada Ivana Bastos desde e a dedicação do prefeito Jairo para a realização do projeto.
O ex-prefeito Charles ressaltou a viabilidade e o alcance social do projeto, proporcionando capacidade de produção e renda para centenas de pais e mães de famílias. A Deputada Ivana Bastos falou da sua intimidade com esse projeto que acompanha desde o primeiro momento e de sua disposição para ir em busca dos recursos para viabilizá-lo.


 

Post – 07/04/2018 – 09:59

 

Notícia de Guanambi

Por: ASCOM

Edição: David Porto

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Centro Educacional Ângelo Pinheiro de Azevedo – CEAPA, comemora o dia Internacional da Família

David Porto

Morre Mãe do Ex-vereador e Radialista Júnio Guedes

David Porto

Engenho de Madeira

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies