Alerta Bahia
Destaque Iuiú

Prefeitura de Iuiú emite nota de esclarecimento sobre falácias que secretaria tentou isolar vereador para tirá-lo de campanha

Foto ilustrativa da Prefeitura com imagem de nota/Reprodução

Na noite dessa terça-feira dia (29) de setembro, a prefeitura de Iuiú, sudoeste da Bahia através da secretaria municipal de saúde emitiu uma nota de esclarecimento tratando de um assunto que foi especulado e por outros afirmado, onde diziam que o setor da saúde tentou isolar o vereador Irving Rah ara tirá-lo da campanha. Acompanhe a baixo a nota: 

A prefeitura de Iuiú, através da secretaria municipal de Saúde à respeito da falsa informação de que “a prefeitura queria colocar o vereador Irving Rahy em quarentena para que não pudesse fazer campanha”, vem a público esclarecer o seguinte: inicialmente é importante deixar claro que desde o início da pandemia as equipes da secretaria de Saúde tem trabalhado de forma árdua no combate ao coronavírus, seguindo todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).  

No caso em questão, tão logo foi confirmado o 17º caso da COVID-19 no município, nesta terça-feira, então a vigilância epidemiológica e sanitária agiu rápido e entrevistou o paciente a fim de que este informasse a relação de pessoas com quem teve contato nos últimos dias, sendo o vereador um dos nomes apontados pelo paciente, portanto não foi uma informação criada pelos profissionais da Saúde. Com isso, primando pela saúde pública e cumprindo seu dever o coordenador de vigilância tentou por inúmeras vezes localizar o vereador para informá-lo da necessidade de se submeter ao isolamento, protocolo que vem sendo aplicado a todos os cidadãos que tiveram contato com casos positivos. Ocorre que o vereador reagiu de forma extremamente arrogante e desrespeitosa ao recusar de forma injustificada e irresponsável a seguir as orientações dos profissionais de Saúde, sendo que ele não foi o primeiro nem o único cidadão a ser orientado a se submeter ao isolamento como medida de proteção à saúde pública, não por acaso o nosso município conseguiu não só retardar a chegada do vírus como também combateu o avanço da doença de forma exemplar, sendo um dos motivos para esse sucesso a estratégia de isolamento dos contratantes, procedimento que o vereador, não se sabe o motivo se recusou em se submeter.

 

A atitude vergonhosa do vereador na fracassada tentativa de se aparecer perante a comunidade provoca espanto e grande preocupação já que o mesmo decidiu por conta própria realizar exames na rede particular desmerecendo o trabalho da secretaria de Saúde dando um péssimo exemplo e, mais grave ainda possivelmente colocar a saúde de toda a população em risco já que o exame sorológico pode não garantir que não houve contaminação pelo vírus podendo  se tratar portanto de um falso negativo, além disso é importante destacar que o artigo 268 do código penal prevê como crime “infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doenças contagiosas” podendo o vereador, portanto, assim como qualquer outro cidadão, responder pela eventual prática de tal conduta”. 

Em respeito ao bom jornalismo, nossa reportagem falou com o vereador Professor Rahy, onde o mesmo usou do seu direito do contraditório e negou ter tido contato com o paciente infectado, inclusive afirmou ao Alerta Bahia que não o conhece. 

“Todos os iuiuenses são sabedores do grande cuidado que tenho para a não propagação desse vírus desde o início, inclusive mesmo tento pura convicção que não tive contato com esse cidadão realizei um teste sorológico, o qual graças a Deus testou positivo”, disse o vereador. 

Diante do acontecido, muitos membros da comunidade iuiuense já sugerem que os candidatos, todos, façam testes do novo coronavírus por precaução antes de adentrarem nas residências para pedirem votos. 

____________________________________________________________________________

Post – 30/09/2020 – 07:59

Da Redação

Publicações Relacionadas

Indivíduo suspeito de furtar motocicleta em Sítio do Mato é localizado e capturado pela Polícia Militar

David Porto

Oeste da Bahia: Dois policiais militares são mortos no município de Santa Maria da Vitória

David Porto

CEMIG emite aviso de ampliação de vazão da represa de Três Marias em Minas Gerais

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies