Alerta Bahia
Destaque

População de Carinhanha teme o grande surgimento de escorpião na sede do município; vigilância alerta para sujeira em lotes e quintais

Escorpião encontrado por uma criança de 8 anos em uma residência do conjunto habitacional Pequizeiro I/Reprodução: Whatsapp

O número de escorpiões vem aumentando no estado da Bahia, e no município de Carinhanha, oeste da Bahia, a alta está há um bom tempo assustando moradores.

Há alguns meses, o radialista João Carlos (JC) publicou em suas redes sociais que tinha sido picado pelo aracnídeo e alertou para o grande número no bairro Sudene, principalmente por estar próximo da lagoa e pelo grande acúmulo de sujeiras em pontos do bairro.

Do meio do ano passado para esse início de 2019, várias pessoas já relataram o grande surgimento do bicho no conjunto Habitacional Pequizeiro I, inclusive nessa terça-feira dia (15) de janeiro uma estudante residente na rua C do conjunto mostrou um escorpião que foi encontrado na sala de casa pelo “seu filho de 8 anos”.

A picada do escorpião é perigosa para todo ser humano, e para menores de 14 anos o perigo é ainda maior, podendo levar a morte.

Em caso de criança a chance de morte é maior, mas não só criança pode morrer com a picada do escorpião, depende muito da espécie. Diversos adultos já entraram em óbito por causa do invertebrado.

Quando questiona a opinião dos moradores o porquê do amplo aparecimento do aracnídeo, a maioria diz que por conta da falta de limpeza nas ruas e lotes, a chegada do verão e também alguns alegam ser a proximidade do mato, ou seja a parte da cidade que já fica próximo das roças e matas.

É uma época propícia, e moramos em um bairro com pouca pavimentação, porém deve ser feita a prevenção. Antes tinha um pessoal que faziam dedetização quando aumentava o fluxo, mas hoje não possui mais isso”, comenta uma moradora.

Além dos bairros citados, tivemos conhecimento do aparecimento de escorpiões em demais bairros da sede, como Alto da Colina, Bairro São Francisco e São Geraldo.

É fácil achar casa que tem os montes deles, ainda mais essas perto desses lotes com mato”, comentou um pedreiro do Bairro São Francisco quando questionado pela reportagem.

O Alerta Bahia conversou com o coordenador de Vigilância epidemiológica, Valternan Almeida, e segundo o responsável do setor, o grande problema é o acumulo de lixo e sujeira nos quintais, seja ele do quintal que está aparecendo, ou no quintal e lote vizinho.

Quanto a dedetização, segundo Valternan, não tem possibilidades de acontecer, pois é só em caso de epidemia, e não há em Carinhanha. O coordenador ainda alegou que está tendo grande dificuldade de conseguir o apoio da secretaria de saúde do estado – (Sesab).

A vigilância ainda comentou sobre algumas pessoas que juntam lixos reciclados no quintal para vender, e quando o carro passa comprando leva uns e outros não, daí só vão acumulando, esse é um dos acontecimentos da cidade.

Para evitar o surgimento de insetos, que é a presa do escorpião, até mesmo os insetos causadores de doenças perigosas como dengue, a vigilância epidemiológica pede que limpem bem os quintais, lotes e terrenos baldios e não deixem acumular lixo.

O escorpião se alimenta de insetos, e se limparem bem os quintais para não terem os insetos não terão escorpião“, disse Valternan.

Quanto ao setor público, é importante que a secretaria de obras solicite a limpeza de terrenos públicos e façam a coleta dos lixos periodicamente para também atender a prevenção citada.


Post – 16/01/2019 – 10:06

Notícia de Carinhanha/BA

 

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Secretaria de agricultura prorroga prazo para pagamento dos boletos do Garantia Safra em Malhada

David Porto

Motocicleta suspeita de ser produto de furto/roubo é apreendida no distrito de Canabrava em Malhada

David Porto

Médico escapa sem ferimentos de um acidente violento na curva da morte em Guanambi

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies