Alerta Bahia
Bahia Destaque

Polícia Civil de Minas Gerais desarticula grupo investigado por pirâmide financeira

Foto: Polícia Civil

Dez investigados presos, 16 veículos apreendidos e bloqueios de diversas contas e cartões bancários. Esse é o resultado da operação “Imhotep” realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para apurar crimes patrimoniais ligados a pirâmide financeira. As intervenções policiais começaram na última sexta-feira (6), com a prisão preventiva do líder do esquema criminoso, e prosseguiram hoje (9).

Segundo o Chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão, a investigação começou em novembro do ano passado e abrange a prática de estelionato, crimes contra as relações de consumo e posterior lavagem de dinheiro para dissimular os lucros obtidos ilicitamente. Os levantamentos da PCMG apontam prejuízos estimados em R$ 27 milhões e mais de 300 vítimas residentes em Uberlândia e municípios vizinhos.

O alvo da operação foi uma suposta pirâmide financeira construída a partir de uma empresa de investimentos. Os investigados teriam atraído as vítimas com promessas de cursos para operações “day trade” (iniciadas e encerradas no mesmo dia no mercado de ações) em bolsas de valores e posterior captação de clientes. “Eles afirmavam que os interessados teriam retornos expressivos a títulos de juros aplicados sobre o capital investido, com lucros muito acima de taxas do mercado”, explica Brandão.

A suspeita de golpe foi denunciada quando o grupo passou a deixar de pagar os investidores. Como é característico das pirâmides financeiras, as informações apuradas pela PCMG indicam que os juros e supostos dividendos das ações comercializadas eram quitadas com o investimento dos últimos interessados que entravam no esquema. Em determinado momento, o sistema financeiro ficou instável e os pagamentos não eram efetuados.

O termo “Imhotep”, que deu nome à operação, é alusivo a um dos responsáveis pela construção das pirâmides do Egito. A ação mobilizou 42 policiais civis para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, além de prisões temporárias. Os suspeitos detidos foram encaminhamos ao Sistema Prisional.

O Chefe do Departamento enaltece o trabalho realizado pela equipe: “o sucesso da operação foi em decorrência do excelente trabalho investigatório realizado pelos policiais responsáveis por tal operação, que não mediram esforços para o levantamento de informações atinentes à apuração dos fatos, bem como para o cumprimento das medidas judiciais”.

_______________________________________________________________________________________

post – 11/03/2020 – 07:40

Fonte: Aconteceu no Vale

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Prefeitura de Iuiu confirma cantor É o Índio para festa do “São Pedro de Iuiu 2023”

David Porto

Forte colisão entre ônibus deixa 4 mortos e 4 feridos na BR-349; veículo seguia de Brasília para Carinhanha

David Porto

Prefeita de Carinhanha sanciona lei de regularização fundiária; ação inicia pelo bairro Alto da Colina

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies