
As comemorações de São João realizadas nessa segunda-feira (23) trouxeram muita festa, mas também reclamações. Em Malhada e Carinhanha, moradores queixaram do barulho excessivo provocado por fogos de artifício, bombas juninas e som alto, que se estenderam pela madrugada.
De acordo com relatos enviados à nossa reportagem, o barulho intenso afetou crianças, idosos e pessoas acamadas ou com problemas de saúde, como hipertensão, autismo e câncer. Uma moradora de Malhada desabafou em uma rede social:
“Vocês que tão soltando bomba, tenha consciência da hora que vocês soltam e o tamanho da bomba pois tem pessoas idosa doente com câncer que não pode tá assustando assim não“.
Segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), causar poluição sonora que possa resultar em danos à saúde humana é crime, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Já em âmbito municipal, os Códigos de Postura e as leis específicas de perturbação do sossego público proíbem som em volume excessivo após determinados horários, especialmente em áreas residenciais.
Além do apelo por empatia, moradores cobraram mais fiscalização por parte da polícia e do poder público para que as comemorações sejam realizadas com respeito aos limites legais e ao bem-estar coletivo.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
________________________________________
Publicado em: 25/06/2025 – 20:10
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Polícia Militar Ambiental apreende caminhão carregado com carvão em Carinhanha - 10/07/2025
- Polícia Ambiental age em Serra do Ramalho, apreende motosserra e destrói fornos de carvão - 10/07/2025
- Indivíduo com mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva é preso em Urandi - 09/07/2025