
Moradores de Carinhanha têm denunciado a ocorrência frequente de queimadas em terrenos baldios próximos às residências, prática que tem causado sérios problemas de saúde e desconforto à população, principalmente idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Na tarde desta quarta-feira (25) por volta das 14h, mais um caso foi registrado, dessa vez, na Travessa Santos Dumont, no bairro São Francisco, próximo à Igreja Reviver. Segundo um morador, vizinhos teriam colocado fogo em um terreno, e a fumaça se espalhou pelas casas das proximidades. “Uma idosa tem 80 anos, passou mal com tanta fumaça. Ficou tudo coberto de fumaça, que ninguém conseguia ficar dentro de casa ”, relatou.

Em vídeos enviados à nossa redação, é possível ver a grande quantidade de fogo e fumaça se espalhando pela área residencial. Casos como esse, vem acontecendo com moradores de outros bairros que também relataram o mesmo problema. “Eu tenho uma filha com problema respiratório. Quando colocam fogo, ela precisa usar soro fisiológico e máscara dentro de casa”, afirmou uma mãe que é moradora do bairro Alto da Colina.
Além de representar riscos à saúde, a prática de queimar lixo ou vegetação em áreas urbanas é crime ambiental, previsto em lei, e pode acarretar multas. Casos como esses devem ser denunciados as autoridades.
A população pede providências por parte das autoridades e reforça a importância de denunciar práticas como essas.
_________________________________________________
Publicado em: 27/06/2025 – 10:39
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Polícia Militar Ambiental apreende caminhão carregado com carvão em Carinhanha - 10/07/2025
- Polícia Ambiental age em Serra do Ramalho, apreende motosserra e destrói fornos de carvão - 10/07/2025
- Indivíduo com mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva é preso em Urandi - 09/07/2025