Alerta Bahia
Destaque Malhada

Malhada realiza seminário: Algodão sustentável e potencialidade da fruticultura na região do Vale do Iuiú

Há anos que políticos e agricultores lutam e sonham com a conquista do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, um artifício que se tornaria em uma importante fonte de renda, principalmente para os municípios mais beneficiados, como: Iuiú, Malhada e Carinhanha, regiões sudoeste e oeste da Bahia.

Agricultura e pecuária é um forte alicerce da economia do país, e em Malhada o desenvolvimento desse setor é o foco de gestores municipais, tanto do prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), como do vice-prefeito Anselmo Boa Sorte e do secretário de agricultura, José Castor.

Anteriormente foi divulgado um grande incentivo da gestão para a agricultura, onde membros da gestão reuniu com pequenos agricultores para discutirem e planejarem a implantação do cultivo do maracujá e algodão em algumas propriedades do município.

Na manhã dessa terça-feira dia (12) de novembro foi realizado mais um evento importante para o setor produtivo do município. As 08h00min deu início ao seminário: Algodão sustentável e potencialidade da fruticultura na região do Vale do Iuiú, evento que recebeu a presença de populares, agricultores, técnicos agrícolas, agrônomos, representantes de instituições e políticos de vários municípios.

Esse seminário foi dividido em duas partes, e hoje aconteceu a abertura, palestras e aulas ministradas por importantes nomes como: Dr. Murilo Barros da Fundação de apoio à pesquisa e desenvolvimento do oeste baiano (Fundação BA); Dr. Abel Rebouças representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Dr. Ernesto Marcos Lacerda membro da (Bahiater); Dr. João Abel da Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – (IFBaiano); Dr. Paulo Emílio Rodrigues (IFBaiano); Dr. Marcelo Rocha (IFBaiano) a Dra. Kátia Magalhães Abreu (Bahiater).

Foi falado sobre as culturas do algodão; maracujá; dos fenômenos naturais que influenciam direto e indiretamente a climatologia da Bahia; a importância e tecnologia de produção do umbuzeiro; sistema de produção de Palma; manejo de irrigação em fruteiras e sistema de produção de citros.

Como gestor e agricultor o prefeito Valdemar Lacerda disse que no seu entendimento esse é um dos eventos mais importantes, pois não é fácil trazer industrias para nossa região e gerar empregos, mas esta falta é paleada pela existência da agricultura e pecuária, em um evento como esse além de incentivar a produção ele prepara as pessoas para lidar com a agricultura, o que ajudará nessa busca pelo desenvolvimento do município e região.

Conforme falou o vice-prefeito Anselmo Boa Sorte, ele e o chefe do executivo tem reunido e discutido bastante sobre alternativas de gerar emprego e renda para Malhada, pois é público que em outrora nossa região produzia emprego para o povo local e para quase toda região, se tratando da época da cultura algodoeira, porém com sua decadência, diga-se que tudo isso acabou, e a produção hortifrutigranjeira, em principal a produção da agricultura pode chagar reabrindo os horizontes fechados com a vinda do bicudo, ou seja com a queda do ouro branco.

Com olhares atentos, pequenos produtores e futuros produtores acompanham as orientações e transparecem em suas perguntas a vontade de trabalhar e produzir, porém são grandes os obstáculos, esses que diante da luta de muitos vem se tornando cada dia menor.

A segunda parte do seminário acontece nessa quarta-feira (13) de novembro (amanhã) na fazenda São Pedro, pertencente ao agricultor Luiz Carlos da Bahia Solo, onde será falado sobre criação de tilápia, visita ao sistema de criação de peixes; manejo da bananeira; visita ao plantio de banana e finaliza com todos juntos em um almoço.

_______________________________________________________________________________________

Post – 12/11/2019 – 19:46

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Dr. Marcelo é reeleito em Cocos; Veja também os vereadores eleitos

David Porto

Justiça determina medidas cautelares contra Esposo de Vereadora por agressão à vereador em Carinhanha

David Porto

Prefeitura de Iuiu lança decreto que acabará com a realização desordenada de eventos no município

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies