
Nessa quarta-feira dia 08 de novembro o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu um alerta sobre a chegada de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias. O Instituto informa que o risco é “perigo potencial) de nível amarelo e atingirá com mais força no interior do país.
A onda de calor abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste. O alerta é válido até, pelo menos, a próxima sexta-feira dia (10/11).
Os meteorologistas explicam que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Outra notícia desagradável é que, conforme a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, só que a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
O Inmet informou que a partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
O Inmet reforça que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
_______________________________________
Publicado em: 09/11/2023 – 06:23
da redação
David Porto
- Vereador Hudson Sena lança pré-candidatura a prefeito de Serra do Ramalho e confirma ex-prefeito Alberto Godoy como vice - 08/12/2023
- Prefeito de Brumado vai homenagear “patriota” matense Cleriston Pereira com nome de praça - 08/12/2023
- Juiz Titular de Carinhanha faz visita institucional à cidade de Feira da Mata e reúne com autoridades - 08/12/2023