Feira da Mata: Prefeitura realiza ação pelo combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Feira da Mata, através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, com apoio das escolas do município, Conselho Tutelar, equipe técnica do CRAS, Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal – promoveu durante todo o dia da última sexta-feira (18/05), uma série de atividades em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado naquela data.

Em cidades pequenas, muitos casos de abusos não vêm à tona por desinformação, medo ou vergonha das vítimas e suas famílias, por isso é importante a conscientização da população e a difusão de informações visando a prevenção e a realização de denúncias em casos de suspeitas; essa é uma situação angustiante, preocupante e que requer coragem para denunciar. Através do disque 100, número bem simples, pode ser feita a denúncia que chegará a quem é de direito para ser apurada.

A iniciativa composta por uma vasta programação contou com seminários e palestras focadas no enfrentamento à violência sexual infantil das mais diversas formas no Colégio Ângelo Pinheiro de Azevedo, Escola Municipal Raimundo Rodrigues e Escola Estadual Municipalizada da Mata. Programação contou ainda com a presença dos alunos da Educação Integral da Fundação Caio Martins, junto à fanfarra Falcões, da cidade de Juvenília, cidade do estado de Minas Gerais e vizinha à de Feira da Mata.

“Os eventos tem a finalidade de alertar a sociedade a olhar com mais atenção nossas crianças e fazê-los compreender melhor o comportamento de cada uma no seu cotidiano familiar, escolar e social. Por isso, a importância de intensificarmos esse trabalho em vários pontos do município, especialmente nas escolas com aulas e trabalhos temáticos conduzidos pelos professores, dentre outras atividades alternativas, alertando sempre para a importância da denúncia”, comentou Joilma Silva, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Apresentações musicais, teatrais e de dança, além de vídeo informativo sobre a temática, palestras sobre as situações de abuso e violação que as crianças e adolescentes podem sofrer indicando-as como forma de identificação do crime, e informações sobre como proceder em caso de suspeitas, estiveram dentro da programação.

Joilma Silva, primeira-dama e Secretária de Assistência Social, lembrou que o trabalho de atendimento de crianças e adolescentes com o objetivo de prevenir contra esses abusos não deve ser uma questão a ser debatida e lembrada só no 18 de maio, mas durante o ano inteiro.

“Esta campanha precisa ser intensificadas para além do mês de maio, torná-la uma rotina nas escolas do município, CRAS e Conselho Tutelar”. Disse a Secretária Joilma.


 

Post – 22/05/2018 – 14:59

Notícia de Feira da Mata/BA

 

Por: ASCOM

Edição: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim