Alerta Bahia
Destaque Malhada

Ex-prefeito de Malhada se posiciona sobre seca intensa e diz emocionado que os pequenos criadores estão perdendo seu rebanho que é o sustento da família

Dezin-Foto ilustrativa – Alerta Bahia

A grande dificuldade do produtor rural por conta da seca é o principal assunto entre os agricultores das regiões oeste e sudoeste da Bahia, e nesse domingo dia 03 de dezembro, quando ainda as chuvas não caíram no município de Malhada e entorno, o agricultor e ex-prefeito, Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin) se manifestou.

Em áudio encaminhado aos correligionários de um grupo de WhatsApp, Dezin se emocionou a com a realidade de pequenos criadores que já perderam parte de seu rebanho e lamentou a pior crise da pecuária nos últimos 46 anos, no município e região.

Cheguei aqui na região em 1978, e já vi outras crises, mas igual essa eu nunca tinha visto. Vai fazer um ano que não chove em minha propriedade, e se não chover daqui para o dia 20 deste mês, aí nem quero pensar com será a grande mortalidade de animais na região.”, disse Dezin.

Em Malhada, a situação está cada dia mais agravada, e o que se houve falar é que todo dia morre gado dos produtores, prinicpalmente dos pequenos.

Ao site Alerta Bahia o ex-prefeito falou que os pequenos produtores rurais estão abandonados à própria sorte, e que mesmo diante dessa tragédia que vem ocorrendo na região, não se ver os políticos fazendo nada para ajudar.

“Se o campo vai mal a cidade também vai. Precisamos do apoio dos políticos, todos eles, cadê os políticos que vieram pedir voto em nossa região?”.

Dezin falou que precisa urgentemente de saídas para os criadores, seja um fornecimento de ração com preço especial, financiamento para o agricultor comprar alimento para seu rebanho, ajuda com água potável para as famílias e até mesmo orientação.

 Conforme as previsões do Clima Tempo, há possibilidade de chuva nesta segunda-feira 04/12, porém, uma previsão isolada que vem acompanhada de muitos dias de sol, pelo menos até o dia 09/12.

________________________________________________

Publicado em: 04/12/2023 – 11:52

Da redação

Publicações Relacionadas

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada realizam mais uma feira com agricultores familiares na sede do município

David Porto

Malhada registra dois novos casos de Covid-19

David Porto

Jovem tem pulmão atingido após ser vítima de tentativa de homicídio na zona rural de Carinhanha; acompanhe todo o caso

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies