Alerta Bahia
Destaque

Eclipse mais longo do século com Lua de sangue acontece hoje no Brasil


Foto mostra a Lua em diferentes fases durante um eclipse lunar total (Foto: P. Horálek/ESO)

O famoso e já muito esperado ‘eclipse lunar’ mais longo do século acontece hoje, nessa sexta-feira dia (27) de julho no Brasil.

O fenômeno terá a duração de 1h42min de fase total e 4h00min de fase superficial, começando às 16h30min, porém em nosso país o acontecimento será mais bem apreciado na capital de Recife e um minuto de atraso em João pessoa.

O que é o Eclipse lunar total?

Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu.

Porque lua de sangue?

A Lua desta sexta-feira também será de sangue – o fenômeno deixa o satélite com um tom avermelhado.

Isso acontece porque os raios do Sol são bloqueados pela Terra, mas passam pela atmosfera. A luz é a soma de todas as cores (arco-íris) e cada uma delas se comporta de uma forma quando chega na camada de ar ao redor do nosso planeta. A cor azul, por exemplo, se espalha muito mais que a vermelha – que acaba predominando. Por isso, teremos a versão mais “quente” do nosso satélite.

Para melhor ver o fenômeno, fique ligado no nascer da lua, mas não se atrase pois tudo acaba as 19h19min.


 

Post – 27/07/2018 – 08:24

Notícia do Brasil e Mundo

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Prefeito Dezin confirma pré-candidatura de Anselmo à prefeitura de Malhada

David Porto

Adolescente de 14 anos da entrada no hospital de Carinhanha com suspeita de início de overdose e familiares suspeitam de terem colocado entorpecente em sua bebida

David Porto

Neymar fica fora da disputa do melhor do mundo

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies