Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Dois integrantes de família acusada de fazer emboscada e matar homem a quase 10 anos em Carinhanha vão a júri popular; veja resultado

Juiz, promotor, advogado e demais serventuários da justiça em foto após júri dessa terça-feira dia (11) de junho

O júri popular dessa quarta-feira dia 12 de junho absolveu o carinhanhense Benevaldo Pereira dos Santos (Bené) de aproximadamente 36 anos e condenou Gilvan Pereira dos Santos (Costela) de 32 anos à 4 anos e dez meses de prisão no regime semiaberto pela autoria do homicídio de Valdim Bispo de Aragão (Veím) de 43 anos morto com um tiro de espingarda tipo chumbeira na axila direita e uma coronhada na cabeça no ano de 2009, no povoado de Vila São João (Feirinha), zona rural de Carinhanha, oeste da Bahia.

Além de Benevaldo e Gilvan, também foram acusados em inquérito, Miguel Pereira dos Santos de 73 anos, pai dos dois (Bené e Gilvan) e os irmãos; Manoel Pereira dos Santos de 42 anos e Simone Maria Santos de 28 anos, residentes na comunidade de Vila São João.

Inquérito

Segundo inquérito, no dia 02/09/2009, por volta de 01h30min no povoado de Vila São João em Carinhanha, Valdim conduzia seu veículo na Rua da Antena quando Simone Maria Santos lhe pediu para que parasse o automóvel, e se aproximasse da residência dela, com a recusa Simone foi ao encontro de Valdim e p assou a lançar lhe xingamentos, tendo aquele em reação desferido um leve tapa no rosto de Simone, logo depois apareceram Manoel Pereira dos Santos e Miguel Pereira dos Santos respectivamente irmãos e pai de Simone, que agarraram a vítima e o imobilizaram, em seguida estando a vítima já dominada chegou outro irmão de Simone, o Gilvan Pereira dos Santos que encostou o cano de sua espingarda na região da axila direita de Valdim e efetuou um disparo. Mesmo cambaleante Valdim tentou escapar, mas foi alcançado por Manoel e por Miguel. Após a vítima cair em decorrência do grave ferimento, Emanoel deferiu-lhe um violento golpe na cabeça com a coronha de uma outra espingarda, e em virtude das lesões sofridas, a vítima veio a falecer conforme laudo cadavérico.

Ainda foi apurado que os acusados planejaram a ação delituosa, tramando uma emboscada para vítima idealizada por Benevaldo Pereira dos Santos. No no momento em que Valdin era abordado por Simone, os familiares, Miguel, Emanuel, Gilvan e Benevaldo estavam escondidos e armados de espingarda para mata-lo. A vítima estava desarmada e não teve qualquer chance de defesa.

A origem do hediondo crime foi o simples fato de ter a vítima passado em frente à casa dos increpados logo após uma discussão ocorrida horas antes do fatídico evento entre Benevaldo e Nivaldo Prates Menezes o Baiano, amigo da vítima.

Miguel, Manoel e Sinome foram absolvidos no júri anterior que aconteceu na última terça-feira dia 11 de junho, referente ao mesmo caso.

A defesa, Dr. Wallysson Viana, assim como fez com os anteriores alegou a não autoria do crime à Bené e defendeu que Costela agiu em legítima defesa de terceiro, ou seja, matou para defender sua irmã Simone.

De acordo sentença, Costela, condenado a 4 anos e 10 meses no semiaberto pelo crime, porém já cumpriu 3 anos e 9 dias, e poderá recorrer em liberdade conseguindo o regime aberto, já que já cumpriu maior parte da pena.

______________________________________________________________________________________

Post – 12/06/2019 – 19:29

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Polícia Civil localiza celular furtado do Bradesco de Malhada

David Porto

Anselmo e lideranças visitam povoado de Caatinga Seca em Malhada

David Porto

Competição de ciclistas, “Desafio dos Amigos (MTB) – Mountain Bike” acontecerá em Carinhanha nesse domingo 19/12

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies