Alerta Bahia
Cocos Destaque

Depois de ser denunciado por suposto desvio de quase três milhões de reais, prefeito de Cocos, Dr. Marcelo, abre processo administrativo na prefeitura para apurar o caso

Captura do site

Depois da denúncia de seis dos onze vereadores de Cocos, oeste da Bahia na Polícia Federal, acusando o Prefeito de um suposto desvio de quase três milhões de reais da Saúde e da Educação, num contrato de fachada feito com a empresa Globo Construções e Serviços para fazer a faxina dos Prédios Escolares e Posto de Saúde do Município, o Prefeito Dr. Marcelo publicou portaria no último dia (01) de fevereiro instaurando Processo Administrativo interno para apurar as denúncias veiculadas no site alertabahia.com.br.

Veja Abaixo a resolução da portaria:

O Prefeito do Município de Cocos, Estado da Bahia, usando das atribuições legais que lhe confere o artigo 64, inciso VIII da Lei Orgânica Municipal;

Considerando que é dever do gestor, até mesmo ex offício, proceder com a abertura de processo administrativo para verificação das condutas narradas e penalização dos envolvidos, de acordo como grau de participação de cada um, sempre resguardando a ampla defesa e o contraditório dos administrados.

Resolve:

Art. 1°. DETERMINAR a instauração de PROCESSO ADMINISTRATIVO visando à apuração de eventuais irregularidades na execução dos contratos de nº 183-1-2017, 183-2017, verificação de ocorrência de duplicidade de licitação com o mesmo objeto entre o (Pregão Presencial para Registro de Preços 021-2017 e Pregão Presencial nº 033-2017) e contratação irregular de pessoal, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, bem como proceder ao exame dos atos e fatos conexos que emergirem no curso dos trabalhos.

Art. 2°. Para cumprimento ao disposto no artigo anterior, a Comissão Processante será composta pelos servidores: Alex Vilas Boas Caetano, matrícula nº 19231, cargo de Enfermeiro, que a presidirá; Iresmar Oliveira Alves, matrícula nº 932, cargo de Técnico em Enfermagem, membro; e Robson de Oliveira Higino, matrícula nº 395, Chefe do Departamento de Pessoal, membro, todos são servidores efetivos e integrantes do Quadro Municipal.

Art. 3º. Para acompanhamento do processo administrativo e composição de corpo técnico, ficam nomeados os Srs. Anderson Matias dos Santos, Advogado, inscrito na OAB/BA nº 40.480, José Lopes da Silva Neto, Auxiliar de Contabilidade, e Rodrigo de Oliveira Bandeira, Engenheiro, inscrito no CREA/BA nº 1015090273D-GO.

O Alerta Bahia consultou alguns advogados especialistas em Direito Administrativo que acessaram a denúncia, inclusive os seus anexos e também a portaria expedida pelo Prefeito.

Segundo os especialistas, o Processo Administrativo aberto pelo Prefeito Dr. Marcelo já nasce viciado, pois visa apurar apenas a 1ª e a 3ª denúncias (duplicidade de licitação e contratação irregular de pessoal), omitindo a 2ª denúncia (desvio de quase três milhões de

 reais) que é a mais grave e é o epicentro de todo o corpo da denúncia.

 

Segundo os especialistas, das 30 páginas da denúncia, mais da metade, (16 páginas), são dedicadas à segunda denúncia, o (desvio) expondo com riqueza de detalhes todo o Modus Operandi para desviar os recursos da Educação e da Saúde.

Na visão dos especialistas, a abertura do Processo Administrativo, neste momento, tem a evidente função de camuflar a verdade, e o Prefeito está tentando se proteger, pois tentará transferir a responsabilidade para terceiros, tais como: Pregoeiro, Secretário de Educação, Secretário de Saúde, Secretário de Administração, Fiscal de Contratos, Diretores de Escolas e Gestores de Postos de Saúde, além da empresa Globo.

Ainda de acordo com os Advogados Especialistas, a população e os vereadores devem ficar atentos e pedir publicidade dos atos da comissão, considerando que foram nomeados funcionários que “estão estritamente ligados politicamente ao Alcaide investigado, o que compromete a imparcialidade e a lisura dos atos públicos”.

A referida abertura do processo administrativo deve ser comunicada à Polícia Federal, para evitar que provas dos desvios financeiros sejam destruídas, disse o advogado.

Click e Veja a Portaria aqui

DIARIO OFICIAL – PORTARIA

 

Click aqui e Veja a matéria da denuncia


Post – 13/02/2019 – 11:56

Notícia de Cocos/BA

 

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Moradores de Parateca em Malhada denunciam ação de arruaceiros com moto no distrito

David Porto

Prefeito de Malhada tem contas do exercício de 2017 aprovadas por unanimidade pelo TCM

David Porto

Motociclista natural de Palmas de Monte Alto morre após bater em carreta no estado de SP

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: