
O município de Malhada, sudoeste da Bahia ganhará outro grande empreendimento. Conforme apurado pelo site Alerta Bahia, será erguido no município, nas proximidades do povoado de Julião, as margens da BR-030 um parque solar com capacidade de 5 Megawatts.
O parque ocupará 15 hectares, custo de 15 milhões de reais, terá aproximadamente 20 mil placas, financiado por um grupo norte-americano e desenvolvido pela empresa EDN Renováveis, a qual pretende iniciar a obra já em novembro e concluir em quatro meses.
Se formos calcular a potência desse gerador elétrico, ele é suficiente para abastecer 7500 famílias.
Nossa reportagem conversou com Jaime Bastos, diretor da empresa desenvolvedora, EDN Renováveis, segundo ele, o parque vem através de um leilão de energias, e fornecerá energia para uma operadora de telecomunicação, porém disse que inicialmente não poderia revelar qual será, mas deixou claro que a energia desse parque trará um grande fortalecimento para a rede elétrica da região, uma vez que a disponível está sendo insuficiente para a demanda atual.
Além do reforço para a rede elétrica regional, a chegada do parque solar irá gerar pelo menos 250 empregos, e não causará impactos ambiental.
“Esse é o segundo empreendimento na região, tem outro em Guanambi, uma usina solar de 50 hectares funcionando a dois anos e com capacidade de abastecer 45 mil famílias”, acrescentou Jaime.
Quanto ao licenciamento ambiental foi dito tanto pelo responsável pela obra, quanto pelo secretário de agricultura e meio ambiente do município que já foi solicitado, aprovado e liberado.
Foi informado que existe o agendamento de uma outra obra como essa, mesmo porte, mesmo empreendimento, no mesmo município, entretanto fornecerá para uma operadora telefônica diferente, e inicia em janeiro do ano que vem, sendo assim o investimento da equipe passará a ser de 30 milhões de reais.
Quando no início da matéria é citado o parque solar como “outro grande empreendimento”, é porque foi anunciado recentemente pelo agricultor Luiz Carlos da Bahia Solo a implantação de uma fábrica de laticínios de grande porte para Malhada, a qual iniciará em 2022.
_____________
______________________________________________________________________________
Post – 01/10/2020 – 18:45
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Operação da justiça prende integrantes de milícia que agredia e expulsava donos de terras em grilagem de terras no oeste da Bahia - 26/04/2025
- Alerta: Mensagem que promete devolver dinheiro a vítimas de fraude no INSS é golpe - 25/04/2025
- Polícia Militar prende suspeitos de matar tio e sobrinho ciganos em Cocos após confronto - 25/04/2025