Alerta Bahia
Destaque Malhada

Caixa d’agua de 25 mil litros do sistema de àgua doce abandonado há 12 anos é destruida por tempestade na zona rural de Malhada

Caixa d’agua de 25 mil litros do sistema de àgua doce abandonado há 12 anos é destruida por tempestade na zona rural de Malhada/Foto reprodução

A caixa d’agua que seria o reservatório da estação de água doce, do antigo e abandonado projeto de abastecimento que atenderia o povoado de Serra de João Alves, na zona rural de Malhada, foi destruída após ser arrancada da base, pelo efeito da tempestade que atingiu a localidade, na tarde dessa terça-feira dia (05) de dezembro.

Segundo moradores do entorno, a chuva com fortes rajadas de vento, raios e trovões assustou a população e causou estragos.

A caixa d’água, que tinha capacidade para 25 mil litros, já estava há anos na eminência de cair, conforme diz uma matéria do Alerta Bahia, publicada em 2017. Nessa tarde o vento a jogou da base, em uma altura de aproximadamente 12 metros, e a destruiu.

Ainda de acordo com populares, na passagem da chuva pelo povoado ela retirou telhados de casas, derrubou árvores e arrancou portões.

O sistema foi construído pela CODEVASF em 2011, e está há todos esses anos abandonado. Até o momento não foi ativado para atender as 14 comunidades alvo: Barreiro Grande, Lagoa dos Patos, Serra do Justino, Pedrinhas, Riacho Seco, Canabravinha, Tomé Nunes, Julião, Mocambo, Esperança, Canto do Riacho, Ilha 3, Ilha de Zezé, Parateca, Pau D´arco, Vila Nova e Serra de João Alves. 

Em 2021 o gerente da EMBASA anunciou que ia iniciar testes para ativar o sistema completo, conforme matéria abaixo, mas até o exato momento nada foi feito na maior parte do sistema.

_________________________________________

Publicado em: 06/12/2023 – 18:35

Da redação

Publicações Relacionadas

Mensagem de Ano Novo de Anselmo Boa Sorte, Vice-prefeito de Malhada

David Porto

Depois de horas em negociação, homem que tentava suicídio com arma de fogo é desarmado em Bom Jesus da Lapa

David Porto

Atendado em escola: Aluno esfaqueia professoras e outro aluno em São Paulo; docente de 71 anos não resiste aos ferimentos

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies