Caixa d’agua de 25 mil litros do sistema de àgua doce abandonado há 12 anos é destruida por tempestade na zona rural de Malhada

Caixa d’agua de 25 mil litros do sistema de àgua doce abandonado há 12 anos é destruida por tempestade na zona rural de Malhada/Foto reprodução

A caixa d’agua que seria o reservatório da estação de água doce, do antigo e abandonado projeto de abastecimento que atenderia o povoado de Serra de João Alves, na zona rural de Malhada, foi destruída após ser arrancada da base, pelo efeito da tempestade que atingiu a localidade, na tarde dessa terça-feira dia (05) de dezembro.

Segundo moradores do entorno, a chuva com fortes rajadas de vento, raios e trovões assustou a população e causou estragos.

A caixa d’água, que tinha capacidade para 25 mil litros, já estava há anos na eminência de cair, conforme diz uma matéria do Alerta Bahia, publicada em 2017. Nessa tarde o vento a jogou da base, em uma altura de aproximadamente 12 metros, e a destruiu.

Ainda de acordo com populares, na passagem da chuva pelo povoado ela retirou telhados de casas, derrubou árvores e arrancou portões.

O sistema foi construído pela CODEVASF em 2011, e está há todos esses anos abandonado. Até o momento não foi ativado para atender as 14 comunidades alvo: Barreiro Grande, Lagoa dos Patos, Serra do Justino, Pedrinhas, Riacho Seco, Canabravinha, Tomé Nunes, Julião, Mocambo, Esperança, Canto do Riacho, Ilha 3, Ilha de Zezé, Parateca, Pau D´arco, Vila Nova e Serra de João Alves. 

Em 2021 o gerente da EMBASA anunciou que ia iniciar testes para ativar o sistema completo, conforme matéria abaixo, mas até o exato momento nada foi feito na maior parte do sistema.

_________________________________________

Publicado em: 06/12/2023 – 18:35

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim