Alerta: Vírus Marburg um dos mais temidos do mundo leva OMS a realizar reunião de urgência após surto em país africano

Foto ilustrativa / reprodução da internet

Uma reunião de urgência foi convocada por membros da Organização Mundial da Saúde – (OMS) para tratar sobre o surto de um dos vírus mais letais do mundo, nesta terça-feira dia 14 de fevereiro. 

Trata-se de um surto do vírus Marburg, com registro na Guibé Equatorial, onde já morreram 09 pessoas e outras estão suspeitas. 

Diante da situação com o temido vírus que tem taxa de mortalidade de 50% e pode chegar em até 80% a depender da mutação, o país chegou a declarar estado de alerta sanitário. 

O Marburg é da família do vírus Ebola, e seus sintomas são: febre hemorrágica e é transmitido por morcegos a primatas e seres humanos. Ainda foi informado que entre humanos, o contágio ocorre por meio de fluidos corporais de pessoas infectadas ou por superfícies e materiais, como roupas de cama.  

Mais detalhes quanto ao Marburg e a situação atual 

O vírus leva o nome de uma pequena cidade alemã às margens do rio Lahn, onde o vírus foi documentado pela primeira vez, em 1967. 

Foi veiculada informação de que o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial diz ter detectado uma “situação epidemiológica atípica” em distritos de Nsok Nsomo, depois da morte de pessoas com sintomas de febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue.  

O vírus foi confirmado por meio de amostras enviadas para análise no Senegal. Até o momento, as autoridades já relataram nove mortos e 16 casos suspeitos, dos quais 14 são assintomáticos e dois têm sintomas leves.  

Além disso, 21 pessoas estão em isolamento e sob vigilância por terem tido contato com os mortos, e outras 4.325 estão em quarentena em suas casas. As mortes ocorreram entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro, segundo o ministro da Saúde da Guiné Equatorial,  

_________________________________________________

Publicado em: 14/02/2023 – 20:24

Informações do UOL

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim