Senatran muda regras para tirar CNH em todo o Brasil e anuncia fim da baliza; Leia detalhes

Compartilhe >>

Imagem ilustrativa

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou neste domingo, 1º de fevereiro, o fim da obrigatoriedade da prova de baliza para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o Brasil.

A mudança foi oficializada com a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que passa a ter validade para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do país. A medida amplia uma prática que já vinha sendo adotada por alguns estados e agora se torna regra nacional.

De acordo com o novo manual, a avaliação dos candidatos será focada principalmente na condução em via pública, observando critérios como leitura do trânsito, tomada de decisões, convivência com outros veículos e pedestres, além do respeito às normas de circulação.

Entre as principais alterações também está o novo limite de 10 pontos para reprovação na prova prática. Além disso, deixam de existir as chamadas faltas eliminatórias automáticas, que reprovavam o candidato de forma imediata.

Com a mudança, a reprovação passa a ocorrer exclusivamente com base nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na prática, situações comuns como deixar o veículo morrer, por exemplo, não implicarão mais em reprovação automática.

A Senatran afirma que o objetivo é tornar o processo de habilitação mais justo e alinhado à realidade do trânsito, priorizando a capacidade do condutor de dirigir com segurança no dia a dia.

A mudança já está gerando debate entre motoristas, instrutores e candidatos à CNH, dividindo opiniões sobre os impactos na formação de novos condutores.

www.alertabahia.com.br

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X


Publicado em: 04/02/2026 – 06:37
Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim