Motoristas que trafegam pela BR-030, na localidade de Rancho das Mães, no município de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vêm fazendo duras críticas à falta de sinalização nos quebra-molas existentes no trecho. A situação preocupa ainda mais após o registro de um grave acidente recente com óbito no local.

Em contato com a reportagem do site Alerta Bahia, um motorista que passa frequentemente pela rodovia pediu que fosse dada visibilidade à cobrança por sinalização adequada, afirmando que atualmente o trecho conta com pouca ou quase nenhuma sinalização, o que coloca em risco quem trafega pela via.
Segundo o motorista identificado como Vá Araújo, recentemente ele presenciou uma situação perigosa no local, quando um condutor acabou saltando o quebra-molas, sem perceber a existência do redutor de velocidade. De acordo com ele, o veículo chegou a dar um salto de mais de cinco metros, o que poderia ter resultado em um acidente grave.
“A falta de sinalização facilita acidentes e causa prejuízos aos motoristas, como danos em veículos e risco à vida”, relatou.
Outros moradores de Palmas de Monte Alto também confirmaram à reportagem que a cobrança por melhorias é constante. Segundo eles, a Associação de Moradores de Rancho das Mães já encaminhou solicitações ao DNIT, pedindo a implantação de sinalização horizontal (pintura no asfalto) e sinalização vertical (placas indicativas) no trecho.
O condutor ainda sugeriu a instalação de um redutor de vibração antes dos quebra-molas, medida que ajudaria motoristas e motociclistas a perceberem a aproximação do obstáculo, reduzindo o risco de novos acidentes.
A BR-030 é uma rodovia de intenso fluxo de veículos, especialmente no trecho que liga Palmas de Monte Alto a Guanambi. Moradores reconhecem a necessidade dos quebra-molas, já que há escolas e um posto de saúde nas proximidades, e antes da instalação dos redutores eram frequentes os casos de atropelamentos. No entanto, reforçam que os redutores precisam estar devidamente sinalizados para garantir a segurança de todos.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
Publicado em: 03/02/2026 – 11:13
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Motoristas cobram sinalização em quebra-molas da BR-030 na localidade de Rancho das Mães em Palmas de Monte Alto - 03/02/2026
- CIPE/Sudoeste apreende drogas em área usada como “biqueira” em Iuiu - 03/02/2026
- Homem com mandado de prisão em aberto é preso por tráfico de drogas durante ação da 38ª CIPM e RONDESP em Carinhanha - 03/02/2026






