
A Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), realizou na quarta-feira (28 de janeiro) uma série de ações de fiscalização ambiental no município de Carinhanha, no oeste da Bahia, em operação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
A operação teve como objetivo a prevenção de crimes ambientais, a proteção dos recursos naturais e o combate a práticas ilegais na região, especialmente às margens do Rio São Francisco.
Durante a fiscalização, os policiais apreenderam cerca de 500 metros de redes de pesca e aproximadamente 60 quilos de peixes das espécies piau e curimbatá, que estavam sendo capturados de forma irregular durante o período do Defeso, quando a pesca é proibida para preservação das espécies.
Os peixes apreendidos foram doados à Secretaria Municipal de Assistência Social, enquanto os responsáveis pela infração foram identificados e ficarão sujeitos a sanções administrativas, que serão aplicadas pela colônia de pesca local. As redes de pesca permaneceram sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, que fará a destinação adequada do material.
Ainda durante a operação, as equipes da CIPPA/Lençóis constataram, em áreas rurais dos povoados de Araçá e Cheira Cabelo, a existência de uma pilha de madeira nativa, das espécies angico e umburana, com volume estimado em aproximadamente 60 metros cúbicos, pronta para ser transformada em carvão vegetal.
O material foi registrado por meio de Auto de Constatação, e as providências legais cabíveis serão adotadas pelos órgãos ambientais competentes. Além disso, foram realizadas abordagens a veículos e pessoas ao longo da ação, com o objetivo de coibir outros tipos de crimes ambientais na região.
As ações reforçam o compromisso da Polícia Militar da Bahia, em parceria com os órgãos municipais, com a preservação do meio ambiente, a proteção da fauna e da flora e o fortalecimento da fiscalização preventiva em áreas de vulnerabilidade ambiental.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
Publicado em: 30/01/2026 – 06:41
Da Redação






