
Moradores de Carinhanha, no oeste da Bahia, voltaram a denunciar abusos relacionados a som de alto volume proveniente de comércios, carros de som de publicidade volante e veículos equipados para propagandas, pela cidade. O incômodo torna-se cada vez mais frequente, mesmo diante de reuniões com a secretaria de Meio Ambiente e da existência de medida judicial que proíbe tais práticas.
Segundo queixas encaminhadas ao site Alerta Bahia, o volume excessivo não só perturba o sossego das casas próximas como também representa “desrespeito total” à comunidade. Um dos relatos diz que “os donos de carros de som precisam entender que os ouvintes da rua não são surdos (problema auditivo)”, em alusão ao fato de que os carros de propaganda não reduzem o volume mesmo em áreas residenciais ou próximas a estabelecimentos sensíveis.
“Até para a gente atender os clientes temos dificuldade com esse barulhão“, lamentou uma comerciante.
Já em portaria judicial datada de 2014, a Portaria 04/2014, assinada pela então juíza da comarca, foi determinado que, em bairros residenciais ou próximos a hospitais, escolas e órgãos públicos, seja proibido o uso de equipamentos de som por veículos automotores, comércio ambulante, ou qualquer outro meio que “perturbe alguém, o trabalho e o sossego alheio”.
Mesmo assim, relatos indicam que a fiscalização tem sido insuficiente.
Os moradores solicitam que a secretaria de Meio Ambiente de Carinhanha, Polícia Militar e demais polícias, intensifiquem a medição do som com decibelímetro, fiscalizem os carros de som volantes e a circulação de motores com som alto, além de advertir ou multar os responsáveis. O objetivo é restabelecer o direito ao “sossego” e garantir respeito às normas em vigor.
_________________________________
Publicado em: 06/11/2025 – 10:31
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Moradores de Carinhanha denunciam persistente poluição sonora por carros de som e pedem providências - 06/11/2025
- Carinhanha: Caso que emocionou a região onde a mãe da vítima morreu após passar mal durante Júri, volta a julgamento na próxima segunda-feira em Guanambi - 06/11/2025
- Casos de furtos, ameaças e surtos; 17º BPM divulga balanço de ocorrências registradas nessa terça-feira em Guanambi e região - 05/11/2025






