Câmara de Malhada rejeita projeto de criação da Secretaria de Pesca e Agricultura

Compartilhe >>

Vereadores de Malhada em Sessão – Foto reprodução Facebook

O município de Malhada, no sudoeste da Bahia, experimentou um revés nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, quando a Câmara de Vereadores votou contra o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura para criar a Secretaria de Pesca e Aquicultura — iniciativa que havia sido divulgada pelo ex-vereador e pescador Vilson Cerqueira (Bita da Colônia), em entrevista à Rádio Pontal FM e à reportagem do site Alerta Bahia.

Com apenas a ausência do vereador Del da Serra, o plenário da Câmara registrou cinco votos contrários e quatro favoráveis à proposta. Votaram contra a criação da nova secretaria: Dhione Ramos (PDT), Marina Boa Sorte (PL), Mateus Rocha (MDB), Cido de Filinto (PDT) e Noga do Riachão (PT). Já os vereadores que se posicionaram favoráveis, foram: Cristiano do Mocambo (PT), Tony de Fecundo (Avante), Rafa Enfermeiro (PT) e Elton Lima (Avante).

Os parlamentares contrários alegaram que a nova pasta representaria gastos adicionais para o município em um momento em que outras áreas, segundo eles, demandam prioridade de recursos públicos.

A proposta da nova secretaria vinha sendo considerada há anos pelos pescadores e produtores de peixe de Malhada. Conforme levantamento do Alerta Bahia e em conversa com Bita da Colônia, o município conta com mais de 1.600 pescadores e a pesca ou piscicultura é considerada a terceira maior economia local. Segundo Bita, a secretaria facilitaria obtenção de emendas, investimentos em infraestrutura para pescadores — como resfriadores de peixe — e um apoio público mais estruturado às atividades de pesca artesanal e aquicultura.

Expressando tristeza após a derrota do projeto, o ex-vereador Bita afirmou que não se sentiu convencido pelas justificativas dos parlamentares contrários, sobretudo do vereador Mateus, que também é pescador profissional e devia representar os colegas, principalmente das regiões como Pau D’arco e Parateca.

Com a reprovação, o projeto agora deixará de seguir para sanção do prefeito Dr. Jimmy, e permanece arquivado até nova deliberação ou possível reformulação.

www.alertabahia.com.br

___________________________________

Publicado em: 18/10/2025 – 09:46

Da Redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim