
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira, 11 de setembro, por 4 votos a 1, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a 27 anos e 3 meses de prisão.
A sentença é fruto do julgamento que apura sua participação em uma trama golpista que visava abalar a ordem democrática no Brasil.
Bolsonaro foi considerado culpado por organização criminosa, golpe de Estado e incitação ao crime, conforme investigações ligadas aos eventos que culminaram nos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
Essa é a primeira vez na história do Brasil em que um ex-presidente é condenado por crimes contra a democracia. A sentença inclui ainda a perda dos direitos políticos, impedindo-o de se candidatar a qualquer cargo público.
Os ministros do STF ressaltaram que os atos comandados por Bolsonaro e seus aliados colocaram em risco a estabilidade institucional do país, violando princípios constitucionais e fomentando o discurso golpista que levou aos atos de vandalismo em Brasília.
A defesa de Bolsonaro deve recorrer da decisão.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_________________________________________________
Publicado em: 12/09/2025 – 08:29
Da Redação

- Defesa do empresário Nestor Hermes se manifesta sobre suspensão de matrículas de fazendas em Cocos e nega irregularidades - 12/09/2025
- STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado - 12/09/2025
- Moradores denunciam vandalismo e uso indevido da Praça do Cais em Carinhanha - 11/09/2025