
O governo do Estado de São Paulo publicou um novo decreto que classifica o javali-europeu e seus híbridos como pragas ambientais, autorizando o abate e controle da espécie em todo o território estadual. A medida foi assinada pelo governador Tarcísio de Freitas e tem como objetivo combater os impactos causados por esses animais na agropecuária, no meio ambiente e na saúde pública.
A nova regulamentação dá respaldo legal a caçadores autorizados e órgãos ambientais para realizar ações de controle populacional, seguindo critérios técnicos e legais.
Segundo especialistas, o javali é considerado uma espécie exótica invasora, com alto poder de destruição. Seus ataques a plantações, criação de animais e até a pessoas em áreas rurais têm gerado prejuízos e riscos significativos.
Além do dano econômico, a presença descontrolada do javali ameaça ecossistemas nativos, provoca erosão do solo, competição com animais silvestres e transmissão de doenças como febre aftosa e leptospirose.
A regulamentação reforça a necessidade de autorização prévia dos órgãos ambientais para o manejo controlado, respeitando protocolos de segurança e bem-estar animal.
_________________________________________
Publicado em: 29/06/2025 – 17:55
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Terceiro dia do São Pedro de Iuiu 2025 acontece com êxito e reúne mais de 10 mil pessoas - 30/06/2025
- Decisão do STJ autoriza desapropriação de propriedades por crimes ambientais; insegurança afeta produtores - 30/06/2025
- Cidade de Iuiu realiza o 2ª dia da festa de São Pedro e Desejo de menina canta para multidão - 30/06/2025