
Um grupo de sete pescadores da zona rural de Malhada, no sudoeste da Bahia, ganhou repercussão nacional após capturar um peixe de quase 80kg e 2,2 metros de comprimento no Rio São Francisco. O animal, identificado como um pirarucu (espécie típica da região Norte do Brasil) foi retirado com dificuldade da água, segundo os pescadores.
A captura inusitada aconteceu na região de Pau D’arco, repercutiu e foi destaque nos principais veículos de comunicação do país. O vídeo divulgado nas redes sociais já chamou atenção de centenas de milhares de internautas do país.
A façanha exigiu paciência, estratégia e muito esforço físico. Os pescadores planejaram cuidadosamente o uso das redes para que o peixe não escapasse da água antes de puxá-lo para fora.
O vídeo chama atenção não apenas para o potencial da pesca artesanal na região do Médio São Francisco como também sobre a alerta dessa espécie de peixe não típica e altamente predadora nas águas da região. O Pirarucu pode ser uma perigosa espécie invasora para o Velho Chico, e predar as espécies nativas, tornando a situação preocupante.
É importante também informar que o pirarucu pode ser pescado até mesmo no período de piracema, e este foi o primeiro registro de pesca dessa espécie na região.
______________________________________
Publicado em: 21/04/2025 – 19:34
Da redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Pirarucu de quase 80kg pescado nas águas do rio São Francisco em Malhada ganha repercussão nacional e acende alerta - 21/04/2025
- Prefeitura de Iuiu decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco - 21/04/2025
- Carinhanhense foragido por estupro de vulnerável em São Paulo é preso na zona rural de Carinhanha - 21/04/2025