Estudante carinhanhense de 16 anos disputa vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul; veja como votar e ajudá-la

Compartilhe >>

Anna Júlia/Foto divulgação

Órfã de pai e mãe, e criada pelos avós na zona rural de Carinhanha, no oeste da Bahia, a estudante de 16 anos, Anna Júlia Rodrigues da Silva, aluna da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Velho Chico, que sonha um dia ser médica, teve seu projeto aprovado e está concorrendo ao Parlamento Juvenil do Mercosul, que é uma iniciativa do Mercosul que dá voz a jovens de escolas públicas e incentivo ao protagonismo e o diálogo para soluções regionais. 

No final do ano de 2024, a aluna Anna Júlia, até então 1° AM, procurou a professora doutoranda, Fernanda Araújo, guanambiense, solicitando ajuda para participar de uma seleção para o Parlamento Jovem  Mercosul, e obteve ajuda.  

Dentro do que o edital solicitava, nasceu o projeto intitulado “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o CEVC”, que propõe ações coletivas para preservação dos rios no entorno da cidade.

Na primeira etapa, 160 projetos do Brasil foram selecionados em seus respectivos estados, e o projeto da Anna foi contemplado.

A próxima etapa, em que a votação nacional já acontece nesta quinta e na sexta-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, Anna Júlia está bastante feliz com a possibilidade de conquistar essa vaga e, que além de propor ações de preservação, será conduzida para eventos em outros estados e, até fora do Brasil, o que a leva a pedir o apoio da população escolar e externa, para vencer. 

Veja abaixo como votar! 

Quem pode votar: jovens de 14 a 29 anos. 

Para votar, será necessária a participação em dois formulários on-line.  

1° – Cadastre-se no site: https://formularios2.mec.gov.br/cadastro-de-eleitor-do-pjm-2024-2026 

2° – Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, anote o Token que chegará em seu e-mail e vote: https://formularios2.mec.gov.br/eleicao-do-pjm-2024-2026 

_________________________________________

Publicado em: 27/02/2025 – 06:50

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim