
O município de Carinhanha, localizado na Região sudoeste da Bahia, pode em breve contar com um curso de Medicina. A proposta faz parte do Programa Mais Médicos 3, que tem como objetivo expandir a formação de profissionais da área e ampliar o acesso à saúde em municípios do interior do país.
No dia 31 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista das mantenedoras que avançaram na primeira etapa do processo seletivo que abrange várias regiões do país.
Entre elas está a Companhia Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura, representada pela Afya na região de Guanambi. A Afya já possui a Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi, que obteve nota máxima no MEC e faz parte da iniciativa desde o primeiro edital do Mais Médicos, lançado em 2013.
Se a proposta final for aprovada, Carinhanha, que tem aproximadamente 30 mil habitantes, ganhará um importante reforço na área educacional e econômica, atraindo estudantes e profissionais, o que pode beneficiar o comércio e outros setores.
A segunda etapa do processo está prevista para o dia 28 de março e avaliará a qualidade das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O resultado final deve ser divulgado em 30 de maio.
Na Bahia, a Afya é uma instituição atuante na formação de profissionais da saúde, com presença em cidades como Guanambi, Vitória da Conquista, Itabuna, Salvador, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Ribeira do Pombal.
Mais sobre Carinhanha
O município possui uma forte ligação com a cultura ribeirinha e tem na pesca e na agricultura algumas de suas principais atividades econômicas. Fica a cerca de 900 km da capital baiana, Salvador, e faz divisa com Malhada (BA), além de municípios mineiros como Juvenília e Montalvânia.
___________________________________________
Publicado em: 18/02/2025 – 11:03
Reproduzido de Agência Sertão
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Prefeitura de Carinhanha anuncia a data da 23ª edição da Pega do Boi - 03/04/2025
- Rondesp-MO derruba plantio de maconha, prende suspeitos e apreende grande quantidade de droga em Serra do Ramalho - 03/04/2025
- Prefeito Dr. Gimmy reúne com ministro da Casa Civil em Brasília e trata sobre demanda do esgotamento sanitário de Malhada - 02/04/2025