Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Prefeitura de Carinhanha entrega projeto de criação de peixe e irrigação integrada sustentável no povoado de Agrovila 16

Evento de entrega/Foto: ASCOM

Nessa quinta-feira dia (04) de junho, a Prefeitura Municipal de Carinhanha, no oeste da Bahia, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, entregou à comunidade da Agrovila 16, o projeto de piscicultura sustentável com reúso de Água para Irrigação de Mandioca. Este projeto inovador e ousado promete trazer grandes benefícios ao município e à região.

A cerimônia de entrega contou com a presença da Prefeita Chica do PT, do Vice-prefeito Ronaldo Cassiano, membros do governo, agricultores familiares da comunidade e adjacências, vereadores, representantes do Banco do Nordeste, IF Baiano de Guanambi, IF Baiano de Bom Jesus da Lapa e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico.

De acordo a secretaria de Agricultura, Ivani Souza, a piscicultura é uma excelente alternativa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Para maximizar os benefícios dessa atividade, foi essencial adotar práticas sustentáveis que preservem recursos naturais como água e energia. Ou seja, o projeto aproveita a água dos criatórios para irrigar o plantio de mandioca, e toda essa movimentação é alimentada por energia solar, promovendo um desenvolvimento econômico e sustentável.

Tanques de criação de peixes e irrigação para plantio de mandioca/Foto ASCOM

Outra novidade no projeto é que a adoção de práticas sustentáveis, como o uso eficiente da água e a utilização de energia solar, maximiza os benefícios da piscicultura, contribuindo para a geração de empregos, aumento da renda local, segurança alimentar e preservação dos recursos naturais.

Segundo foi informado ao site Alerta Bahia, foram escavados 16 tanques (berçários, criação, engorda e reservatório), instalados 5 hectares de irrigação para o plantio de mandioca, inseridos 22.000 alevinos de tilápia nos berçários e adquiridas 6,5 toneladas de ração para o primeiro ciclo de produção.

Além disso, a casa de farinha foi reformada e está em pleno funcionamento, e todo o sistema é alimentado por energia solar através de 101 placas solares.

O projeto está inicialmente beneficiando 25 famílias, e será movimentado pela Associação dos Agricultores e Agricultoras de Agrovila 16. Depois de toda esta estrutura pronta e entregue, o próximo passo será a implantação de uma agroindústria de beneficiamento de pescado, seguindo o sucesso do projeto de galinha caipira de postura, que gerou a primeira agroindústria do município.

____________________________________

Publicado em: 05/07/2024 – 19:05

Informações ASCOM

Da Redação

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Operação da Polícia Militar descobre grande quantidade de entorpecentes em Montalvânia

David Porto

Contas da prefeitura de Iuiú relativas ao exercício 2019 são aprovadas pelo TCM

David Porto

Vice-prefeito Ronaldo Cassiano foi o entrevistado do Podcast Sem Mentiras; Veja o que rolou e quem estará nesta sexta-feira 12/08

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies