Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Guanambi: Médicos fraudadores deram centenas de diagnósticos de glaucoma falsos, aponta Polícia Federal

Foto: Reprodução

Mais de 300 pessoas foram diagnosticadas com glaucoma sem ter a doença, no interior da Bahia, e iniciaram o tratamento com os colírios para o problema oftalmológico que é a terceira maior causa de cegueira no Brasil, sem ter necessidade. Segundo investigação da Operação Lanzarote, da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta terça-feira (27) no estado e no vizinho Sergipe, os falsos diagnósticos foram dados pelo Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), clínica de Guanambi, no Sudoeste baiano, investigada por cometer fraudes contra o Projeto Glaucoma, do Ministério da Saúde (MS), conforme esclareceu o delegado Jorge Vinicius Gobira Nunes, chefe da Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista.

Instituído pelo Governo Federal, o projeto cadastra e contrata instituições de saúde no país para o tratamento oftalmológico de pacientes de baixa renda que têm glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios).

À frente do projeto em Guanambi, o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA) teria recebido, de 2013 até maio de 2017, repasses de R$ 9,4 milhões do MS, relativos aos atendimentos a pacientes em 31 municípios baianos, a maioria situados na microrregião de Guanambi, cidade que recebeu o projeto por meio de um convênio do ministério com a Secretaria de Saúde local.

Na operação, o sócio-administrador do IOBA, Vinicius Cunha Goes foi preso em Aracaju. A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Guanambi e Brumado (BA) e em Itabaiana (SE). Os alvos nessas cidades foram as clínicas afiliadas ao IOBA.


 

Post – 28/03/2018 – 19:23

 

Reprodução: Radar Guanambi/Brumado Urgente

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Delação da Odebrecht apresenta planilhas de gastos do sitio de Atibaia

David Porto

Vereador Gilvan Crente consegue trator agrícola e implementos pra associação de Carinhanha

David Porto

Alemanha pagará bônus de R$ 1,3 milhão a cada jogador pelo título da Copa de 2018

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies