Um agricultor familiar da zona rural do município de Malhada, no sudoeste da Bahia, ficou surpreso com o surgimento de uma abóbora bem atípica em sua lavoura.
Segundo encaminhado ao site Alerta Bahia, no último sábado (09/09), no povoado de Ilha das Melancias, o lavrador Edinaldo Cerqueira colheu uma abóbora incomum.
A abóbora tem dois corpos, um colado ao outro, e surpreendeu pessoas que a viu.
O site Alerta Bahia contatou a agrônoma Ivany Santos para saber sobre o caso, e segundo ela, realmente esse tipo de anomalia não é comum.
Ainda segundo Ivany, atipicidade na formação de frutos ocorre devido a fusão de dois frutos no estádio inicial de desenvolvimento, sendo originários de inflorescências compostas de flores pequenas e próximas, o que facilita o fenômeno, ou seja, além dessa proximidade foram polinizadas ao mesmo tempo e quando foram desenvolvendo os frutos foram se fundido. Já tem informações deste tipo de evento na goiaba, manga e outros.
É importante ressaltar que esses frutos se desenvolvem de maneira uniforme, chegando ao final com tamanhos e formatos idênticos, ou pode também um se desenvolver mais rapidamente que o outro, resultando em uma composição com um fruto grande e outro pequeno, um amadurecer primeiro que o outro, não tendo nenhum problema em consumi-los.
Comercialmente os frutos desse tipo são depreciados, mas já se destaca como raridade, provocando curiosidade na família de agricultores que cultivou e da população.
__________________________________________
Publicado em: 12/09/2023 – 19:09
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhadense cai em golpe da ‘herança’ e perde R$ 3.400,00 – Alerta Bahia - 25/11/2024
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024