O povoado de Serra de João Alves, município de Malhada, no sudoeste da Bahia, através da escola municipal São João Batista, realizou nesse feriado de 07 de setembro, mais uma edição do desfile cívico patriótico e também temático, mostrando a origem do Brasil, há 201 anos, e do povoado, que se iniciou a aproximadamente 100 anos.
A localidade iniciou com a chegada de três famílias tradicionais: Bráulio, Porto e Marina, essas que se instalaram nos povoados de Serra de João Alves I e II, após a saída do fazendeiro João Alves, que segundo a história, achou ouro nas terras e abandonou a área.
O desfile apresentado em Serra de João Alves iniciou em 2015 através da idealização da professora Maria Francisca de Oliveira Pimentel, ideia essa abraçada pelo então diretor Ademivaldo Martins Leão.
Marchando pelas ruas do povoado, dezenas de populares e a banda da fanfarra municipal apresentaram ao povo diversas características brasileiras, desde a independência do país, assim como objetos e personagens típicos da fundação do povoado, além de cartazes que homenageavam o ato de independência, a fundação da comunidade e o ex-diretor escolar da sede do município, Benevaldo Oliveira, o qual fundou a fanfarra municipal em 1996 e faleceu recentemente nessa terça-feira dia 05/09/2023.
Segundo o atual diretor escolar, que por sinal é Ademivaldo Martins (Dé), no evento apresentaram um carro de boi com três pessoas em seu interior e objetos representando as três famílias que primeiro se instalaram na localidade, assim como pessoas caracterizadas de índios, agricultores, personagens de políticos, jogadores, família real brasileira do período pré-independência, soldados, entre outros.
O vídeo abaixo mostra o Desfile.
__________________________________________
Publicado em: 08/09/2023 – 12:14
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhadense cai em golpe da ‘herança’ e perde R$ 3.400,00 – Alerta Bahia - 25/11/2024
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024